X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Fácil Alimentos - Blog Fácil Alimentos - Blog

Matéria

Filtrar
Agronegócios
Economia
Empreendedorismo
Logística
Mercado
Produção
Serviços
Tecnologia

ABOBRINHA: ao invés de falar abobrinhas, coma!

Uma opção mais rápida e rentável ao produtor.

Publicado em
  • Compartilhe:

    A cultura da abobrinha é uma boa opção para o produtor obter renda a curto prazo, já que o cultivo não tem custo elevado e é também uma alternativa na rotação de culturas.

Considerando a média de preços praticados nos últimos anos, o cultivo da abobrinha é uma atividade atrativa que proporciona boa rentabilidade ao produtor.

    Abobrinha-italiana, abóbora-de-tronco, abóbora-de-árvore ou abóbora-de-moita, é uma planta com hábito de crescimento ereto, porém com caule herbáceo semelhante ao das demais plantas da família das cucurbitáceas. Originou-se no continente americano, do Peru até sul dos EUA.

    A abobrinha é bastante empregada em saladas, refogados, suflês, frita à milanesa, recheada com outras hortaliças, queijo, ovos cozidos ou qualquer tipo de carne. E é excelente nas papinhas dos bebês, por sua consistência e fácil digestão. É um fruto de fácil digestão, rico em niacina, além de ser fonte de vitaminas do complexo B e ainda possui poucas calorias. Sua casca é rica em fibras e, por isso, não deve ser descascada para o consumo e nem cozida por mais de 10 minutos, pois perde seu valor nutritivo.

ABOBRINHA ABOBRINHA ABOBRINHA

    Como a abobrinha-italiana não tolera temperaturas baixas, a época ideal de plantio é de agosto a março, podendo ser plantada o ano todo em regiões de clima quente ou ameno. A colheita inicia-se aos 40 a 50 dias após o plantio quando os frutos atingirem cerca 20 a 22 cm de comprimento e 4 a 5 cm de diâmetro, com os frutos verdes ou verde-claros e tenros. Na região Sul do País, mais fria, a produção é encontrada majoritariamente de agosto até março. Nesta região, a colheita pode ser um pouco mais demorada, de 60 até 75 dias.

    Os principais estados produtores, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Goiás, representam 92% do total comercializado nas ceasas. 

Referências:
CULTURA DA ABOBRINHA-ITALIANA. Disponível em: http://atividaderural.com.br/
Principais características da abobrinha no BR. Disponível em: https://www.hfbrasil.org.br/
Abobrinha. Disponível em: https://www.portalsaofrancisco.com.br/
Abobrinha: Como Plantar. Disponível em: https://www.agrolink.com.br/



Por Thaíse Pires
Por Thaíse Pires

06 Nov 18 • 3 min


Qual a tua avaliação deste artigo?

Leia também