A couve-rábano e seus benefícios

Apenas 135 gramas de couve-rábano fornece aproximadamente 17% de suas necessidades diárias de fibras. A fibra dietética ajuda a apoiar a saúde intestinal e o controle do açúcar no sangue

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Com tradução do inglês, a couve-rábano, também chamada de nabo alemão, é um vegetal bienal, uma cultivar baixa e robusta de repolho selvagem. É da mesma espécie que repolho, brócolis, couve-flor, couve, couve de Bruxelas, couve lombarda e gai lan. De nome científico, Brassica oleracea Gongylodes Group e couve de classificação, pode ser consumida cru ou cozida.

Couve-rábano é um vegetal que está relacionado com a família do repolho. É amplamente consumido na Europa e na Ásia e ganhou popularidade em todo o mundo por seus benefícios de saúde e usos culinários. A couve-rábano, também conhecido como nabo alemão, é um vegetal crucífero, e apesar de seu nome, não é um vegetal de raiz e não pertence à família do nabo.

Em vez disso, está relacionado com repolho, brócolis e couve-flor. Tem um caule frondoso longo e uma base redonda que geralmente é roxa, verde pálida ou branca. É sempre branco amarelo por dentro. O sabor e a textura da couve-rábano são semelhantes aos das hastes e repolho de brócolis, embora seja ligeiramente mais doce. O bulbo é amplamente utilizado em saladas e sopas, mas também pode ser torrado ou salteado. Suas folhas e caules são ligeiramente crocantes e cozinham de forma semelhante a couve.

O vegetal é uma excelente fonte de vitamina C, um antioxidante potente que protege seu corpo dos danos dos radicais livres e desempenha um papel na cicatrização de feridas, síntese de colágeno, absorção de ferro e saúde imunológica. Além disso, é rico em vitamina B6, que também apoia a saúde imunológica, o metabolismo das proteínas e a produção de glóbulos vermelhos. É também uma boa fonte de potássio, um mineral e eletrólito que é importante para a saúde do coração e o equilíbrio de fluido.

Apenas 135 gramas de couve-rábano fornece aproximadamente 17% de suas necessidades diárias de fibras. A fibra dietética ajuda a apoiar a saúde intestinal e o controle do açúcar no sangue. É muito nutritiva e oferece vários benefícios para a saúde. Como já foi citado, contém uma grande variedade de antioxidantes, como a vitamina C, antocianinas, isotiocianatos e glucosinolatos. Estes são compostos de plantas que protegem as células contra os danos dos radicais livres que podem aumentar o risco de doenças.

Dietas ricas em vegetais ricos em antioxidantes, como a couve-rábano, estão associadas a um risco reduzido de diabetes, doença metabólica e morte prematura. A pele da couve-rábano roxa é particularmente alta em antocianinas, um tipo de flavonoide que dá a legumes e frutas uma cor vermelha, roxa ou azul. A alta ingestão de antocianinas está ligada a um menor risco de doença cardíaca e declínio mental. Todas as variedades de rábano são coloridas e ricas em isotiocianatos e glucosinolatos, que são poderosos antioxidantes associados a um menor risco de certos tipos de câncer, doenças cardíacas e inflamação. 

A couve-rábano é rica em fibras, contendo fibras solúveis e insolúveis. A primeira é solúvel em água e ajuda a manter níveis saudáveis de açúcar no sangue e colesterol. Por outro lado, a fibra insolúvel não é decomposta no intestino, ajudando a adicionar volume às suas fezes e promovendo movimentos intestinais regulares. Além disso, a fibra é a principal fonte de combustível das bactérias intestinais saudáveis, como as Bifidobacterium e os Lactobacillus.

Essas bactérias produzem ácidos graxos de cadeia curta, que nutrem as células do intestino e podem proteger contra doenças cardíacas e obesidade. Além disso, um microbioma intestinal saudável está associado a um sistema imunológico mais saudável e a riscos menores de obesidade e doença intestinal. A couve-rábano também contém poderosos compostos vegetais chamados glucosinolatos e isotiocianatos, que são encontrados principalmente em vegetais crucíferos.

O alto consumo de glucosinolato está associado a um menor risco de doença cardíaca devido à capacidade deste composto de aumentar os vasos sanguíneos e reduzir a inflamação. Além disso, os isotiocianatos possuem propriedades antioxidantes que podem impedir o acúmulo de placas em suas artérias. Um estudo de longo prazo em 1.226 mulheres com 70 anos ou mais descobriu que comer uma dieta rica em vegetais crucíferos estava associado a um risco 13% menor de morte por doença cardíaca para cada aumento de 10 gramas no consumo de fibras por dia.

Além disso, a couve-rábano roxa é rica em antocianinas, que demonstraram reduzir a pressão sanguínea e o risco de ataque cardíaco. Finalmente, uma dieta rica em fibras pode proteger contra doenças cardíacas. Uma revisão de 15 estudos descobriu que uma dieta rica em nutrientes diminuiu o risco de morte por doenças cardíacas em 24%, comparado com dietas pobres em fibras. Os nutrientes da couve-rábano podem apoiar o sistema imunológico.

Este vegetal é rico em vitamina B6, que é importante para muitas funções, incluindo o metabolismo de proteínas, o desenvolvimento de glóbulos vermelhos e a função imunológica. A vitamina B6 está envolvida na produção de glóbulos brancos e células-T, que são tipos de células imunológicas que combatem substâncias estranhas e são essenciais para um sistema imunológico saudável. A deficiência desse nutriente está ligada a um sistema imunológico enfraquecido. Além disso, a couve-rábano é uma excelente fonte de vitamina C, que pode apoiar a função das células brancas do sangue e, em última análise, fortalecer o sistema imunológico.

 

Pelo jornalista Jacó Carlos Diel

 

Fontes:

https://minilua.com/voce-conhece-a-couve-rabano/ 

https://www.google.com/search?sa=X&sxsrf=ALeKk03rj7OlNYYkauQxYp0Iq6JVvAuasQ:1590006415387&q=couve-r%C3%A1bano&stick=H4sIAAAAAAAAAONgFuLUz9U3MKnMKTJS4gAzk7LNtCyzk630kzLzc_LTK_Xzi9IT8zKLc-OTcxKLizPTMpMTSzLz86xy8stTixRQBYsXsfIm55eWpeoWHV6YlJiXv4OVEQANYrKqZQAAAA&ved=2ahUKEwjxg9G8o8PpAhURHrkGHRVkCdQQ-BYwMXoECBYQQw&biw=1366&bih=657 

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