X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Fácil Alimentos - Blog Fácil Alimentos - Blog

Matéria

Filtrar
Agronegócios
Economia
Empreendedorismo
Logística
Mercado
Produção
Serviços
Tecnologia

Início da agricultura no Brasil

O processo que levou o Brasil à diversificação da atividade agrícola.

Publicado em
  • Compartilhe:

A produção agrícola no Brasil iniciou com o cultivo da cana-de-açúcar, na região nordeste, logo após a chegada dos portugueses. 

A atividade cafeeira, muito importante para o agronegócio brasileiro, iniciou somente dois séculos depois proporcionando o desenvolvimento de diferentes regiões, principalmente a partir do século XIX, quando o café liderou as exportações, logo após o declínio da mineração. Mas a atividade cafeeira começou a entrar numa crise global provocada principalmente pela queda dos preços no mercado internacional. Esse processo levou o Brasil à uma mudança, aumentar a diversificação da atividade agrícola. Essa mudança ganhou força principalmente a partir da década de 40, com o aumento da urbanização  e a necessidade de maior produção de matérias-primas.

Mas a agropecuária brasileira não apresentava muitas inovações. Prevalecia o trabalho braçal, pois naquela época menos de 2% das propriedades rurais contavam com máquinário agrícola.

O agronegócio no Brasil iniciou uma fase de modernização entre as décadas de 60 e 70 e um marco foi a criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária em 1973, que estabeleceu unidades de pesquisa em diferentes regiões do país, trabalhando com variadas culturas.

 

REFERÊNCIAS

Trajetória da agricultura brasileira .Disponível em: https://www.embrapa.br/en/visao/trajetoria-da-agricultura-brasileira

O agronegócio no Brasil. Disponível em: https://blog.climatefieldview.com.br/o-agronegocio-brasileiro-onde-chegamos-e-o-que-podemos-esperar


Por Thaíse Pires
Por Thaíse Pires

13 Jun 22 • 2 min


Qual a tua avaliação deste artigo?

Leia também