- Compartilhe:
A agricultura familiar no Brasil tem como desafio identificar estratégias para a produção sustentável por meio de soluções que agreguem valor aos produtos e ampliem sua inserção no mercado.
A agricultura familiar tradicionalmente foi alicerçada em cima de técnicas e não em tecnologias e a falta de financiamento adequado à ela tornavam inacessível e limitado o aumento da produtividade.
O acesso à inovação pode criar condições para manter a viabilidade econômica e a capacidade de se reproduzir como unidade social familiar, além de poder contribuir para a modernização do setor. Além disso, a inovação no campo também contribuiu para a adoção de práticas que proporcionem o melhor uso dos recursos naturais, tornado assim, a produção familiar cada vez mais sustentável ambientalmente.
O acesso a essas novas ferramentas, coloca os agricultores familiares no mesmo patamar tecnológico dos grandes produtores. Há o aumento da produtividade, renda, otimização e maximização dos insumos, recuperação gradual da microbiologia do solo, eliminação de danos mecânicos e perdas de sementes, melhoria da distribuição das sementes no solo, melhoria da qualidade dos produtos colhidos, redução do consumo de água, eliminação de riscos e erros de dosagem e contribuindo com a preservação do meio ambiente.
A tecnologia gera valor ao processo do plantio e conhecimento aos agricultores, abrindo à eles novos horizontes.
Referências:
Agricultor familiar, entenda como inovações tecnológicas podem te ajudar. Disponível em: https://digital.agrishow.com.br/
Pequeno agricultor passa a ter acesso a tecnologia. Disponível em: https://www.grupocultivar.com.br

04 Dez 18 • 3 min