Abacate

A gordura do bem!

Publicado em
Abacate

    O abacate pertencente à família Lauraceae, é uma frutífera de porte arbóreo, originária das regiões altas e baixas do México e América Central. Devido à sua origem adapta-se muito bem ao clima subtropical, principalmente os cultivares e híbridos das raças mexicana e guatemalense. É uma fruta cheia de benefícios: ele é rico em vitaminas, minerais como ferro, cálcio e fósforo, fibras solúveis, fitoesteróis e lipídios (que auxiliam na redução dos níveis do colesterol ruim e na elevação do colesterol bom). Entre as frutas frescas, o abacate é o mais rico em proteínas, podendo auxiliar em dietas que visem ao aumento da massa muscular.

   O abacate é um ingrediente versátil na cozinha, servindo tanto em receitas doces como salgadas. Mas sua adaptabilidade vem do berço, já que a produção é viável em praticamente todo o país.

   O abacateiro leva três anos para começar a produzir. A temperatura é um dos fatores mais importante, porque os invernos rigorosos são limitantes ao cultivo comercial. Chuvas em torno de 1.200 mm anuais são suficientes para o abacateiro, desde que sejam bem distribuídas durante o ano. O excesso durante o período de florescimento e frutificação, além de reduzir a produção, prejudica a qualidade dos frutos. Os abacates não amadurecem na árvore, por isso, quando algumas frutas começarem a cair, está na hora da colheita.

    No entanto, a colheita só ocorre a partir do terceiro ano de cultivo e dura de dois a três meses. A árvore precisa de paciência e no início resulta de três a quatro caixas por pé ou 4 mil kg por hectare. Porém, a longo prazo, a produção aumenta consideravelmente e traz um lucro maior. Um pomar entre oito a 10 anos pode gerar de 200 a 600 kg por planta ao ano de acordo com a variedade escolhida.

Referências:
Especialistas dão dicas para plantar abacate. Disponível em: https://canalrural.uol.com.br/
CULTURA DO ABACATE. Disponível em: http://www.citrovan.com.br/
Fruticultura: A Cultura do Abacate. Disponível em: http://www.almanaquedocampo.com.br/


Deixe um comentário