Abacaxi, o rei dos frutos!

Nem sempre descascar o abacaxi é um mau negócio. Pode valer muito a pena quando se revela uma polpa suculenta, saborosa e refrescante!

Publicado em
Abacaxi, o rei dos frutos!

    O abacaxi é encontrado em países tropicais e subtropicais, mas sua origem é americana. Sua árvore é o abacaxizeiro, da família bromélias. Na América Latina também é conhecido como ananás.

    A expansão do gênero ananás no mundo foi feita pelos navegadores do século XVI que durante as viagens abandonavam as coroas da fruta nos vários portos de desembarque da África e da Ásia, fazendo a multiplicação natural. Acredita-se que no final do século XVII, a planta já era conhecida na maioria das áreas tropicais do mundo.

    Segunda fruta mais industrializada no mundo, o abacaxi serve para fazer muitos outros produtos, como suco simples ou concentrado, compota, sorvete, gelatina, geleia e fruta cristalizada, além de licor, vinho, vinagre e cachaça. A polpa é rica em vitaminas A, B1 e C, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, fósforo e bromelina, enzima que auxilia a digestão – também presente nas folhas e no talo do abacaxizeiro. Seu suco possui 12% de açúcar natural (frutose). A polpa do abacaxi tem grande quantidade de água e fibras. Mas não é a única parte comestível, sua casca também pode beneficiar a saúde.

    As características de sabor e aroma, com um bom equilíbrio entre acidez e açúcar, tornam o abacaxi muito apreciado para consumo fresco. Industrializado, é consumido como fruta em calda (fatias ou pedaços) ou suco pasteurizado (concentrado ou não), além de geleias. Na escolha da variedade deve-se levar em conta o destino da produção (consumo "in natura" ou indústria). As cultivares mais conhecidas no Brasil são: Pérola ou Branco de Pernambuco, Smooth Cayenne e Jupi.

    Das diversas partes da planta é extraída a bromelina, um grupo de enzimas que auxiliam o processo de digestão e com amplo uso nas indústrias de alimentos, bebidas e farmacêutica, mas pouco industrializada no Brasil.

  Hoje, o abacaxi é um autêntico fruto-símbolo das regiões tropicais e subtropicais, sendo considerado o Rei dos frutos. O continente asiático é, na atualidade, o principal produtor de abacaxi. Tailândia e China destacam-se como principais países produtores desse continente, produzindo 1.250.000 e 916.000 toneladas, respectivamente. Em seguida, vem o continente americano, com destaque para USA e Brasil, com uma produção média de 635.000 e 569.000 toneladas, respectivamente. E em terceiro lugar vem o continente africano, com destaque para a África do Sul e Costa do Marfim.

    Seu plantio não exige do produtor o uso de técnicas complicadas, o que resulta em uma boa combinação para produtores de pequenas propriedades e que trabalham com o comércio local ou com a venda direta em feiras livres.

    O abacaxizeiro é, praticamente, cultivado em todos os estados brasileiros. Na década de 90, a abacaxicultura brasileira experimentou um crescimento expressivo, tanto na área plantada como no volume produzido, expandindo-se, também, em regiões que antes não se caracterizavam como grandes produtores, como é o caso da região Norte, onde se destacam os estados do Pará, Paraíba e São Paulo, que correspondem juntos por 60% da produção brasileira aproximadamente.

    Nos primeiros seis meses, o cultivo do abacaxizeiro também tem a vantagem econômica de dividir espaço com outras culturas de ciclo curto, dando mais opções de renda ao agricultor, como o plantio de feijão, amendoim, quiabo, repolho, tomate e outras culturas de ciclo curto, que são plantadas nas entrelinhas e na mesma época da cultura do abacaxi. O consórcio deve se restringir aos primeiros seis meses do ciclo do abacaxi. Porém, o local deve ser mantido limpo, impedindo o crescimento de mato, que concorre com a fruteira no consumo de água e de nutrientes, inclusive na captação de luz solar.

 

Abacaxi. Disponível em: https://www.embrapa.br/
CULTURA DO ABACAXIZEIRO. Disponível em: http://www.fruticultura.iciag.ufu.br
Como plantar abacaxi. Disponível em: https://revistagloborural.globo.com
Características do abacaxi, uma fruta poderosa para a saúde. Disponível em: https://melhorcomsaude.com.br
O cultivo e o mercado do abacaxi. Disponível em: http://www.sebrae.com.br
Abacaxi, o rei dos frutos! 470

Abacaxi, o rei dos frutos!

Nem sempre descascar o abacaxi é um mau negócio. Pode valer muito a pena quando se revela uma polpa suculenta, saborosa e refrescante!

Deixe um comentário