X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Fácil Alimentos - Blog Fácil Alimentos - Blog

Matéria

Filtrar
Agronegócios
Economia
Empreendedorismo
Logística
Mercado
Produção
Serviços
Tecnologia

Abóbora: nossa nutritiva companheira

Alimento presente em nossa cultura muito antes da colonização!

Publicado em
  • Compartilhe:

A abóbora é cultivada em todos os lugares do mundo por sua propriedade nutricional e seu sabor. Aqui no Brasil as abóboras são cultivadas há muito tempo e já faziam parte da alimentação dos indígenas, muito antes da colonização dos portugueses.

A abóbora é uma fruta que geralmente tem o formato redondo e achatado, sua coloração é laranja avermelhado, porém existem espécies de outras cores diferentes, como amarela, verde escuro, branco e até mesmo cinza. Sua casca é grossa e lisa e suas sementes são pequenas.

Benefícios: O fruto que já é rico em sabor, é igualmente rico em nutrientes que auxiliam nosso organismo. Ele é boa fonte de betacaroteno, rico em vitaminas, principalmente A e complexo B e tem propriedades antioxidantes, e é rico em minerais. As fibras da abóbora ajudam a diminuir a sensação de fome, assim ajudando a emagrecer de forma saudável, ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e ainda cuida da saúde do coração, evitando doenças cardiovasculares e risco de AVC.

Cultivo: Para plantar a abóbora dê preferência a locais com temperaturas elevadas, com temperaturas em média de 18ºC, pois elas precisam de muito calor e luz para sobreviver. O solo deve ser fértil, drenado e rico em nutrientes, ela deve ser constantemente irrigada, mas sem encharcar, a aboboreiras necessitam de umidade. A melhor época para o plantio de abóbora é entre os meses de setembro até o início de fevereiro, a época de colheita é geralmente 2 meses depois do plantio.

Consumo: A abóbora é um alimento volúvel, ela pode ser introduzida na culinária de várias formas diferentes. Ela pode ser consumida de forma natural, em forma de suco e até mesmo em molhos e purês e suas sementes podem ser transformadas em farinha. Na hora de escolher preste muita atenção: sua casca deve estar lisa e sem manchas. E não se deixe enganar pelo tamanho, as abóboras muito grandes geralmente são as menos saborosas.

Mercado: Os principais produtores de abóbora no Brasil são, respectivamente, os estados de Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Bahia, Paraná e Santa Catarina. Sua produção média é de 130mil toneladas por ano.

 

Referências

Benefícios da abóbora, utilidades e mais. Disponível em: https://www.conquistesuavida.com.br/ingrediente/abobora_i545202/1

Mais detalhes sobre o cultivo da abóbora. Disponível em: https://www.facilalimentos.com.br/blog/noticia/cultivando-abobora

Abóbora. Disponível em: https://www.infoescola.com/frutas/abobora/

Abóbora. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude/abobora.htm

Cultivo de abóbora. Disponível em: https://novonegocio.com.br/rural/plantio-de-abobora/


Por Thaíse Pires
Por Thaíse Pires

15 Abr 21 • 4 min


Qual a tua avaliação deste artigo?

Leia também