X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Fácil Alimentos - Blog Fácil Alimentos - Blog

Matéria

Filtrar
Agronegócios
Economia
Empreendedorismo
Logística
Mercado
Produção
Serviços
Tecnologia

ACELGA: vegetal de folhas verdes!

Crua em saladas, cozida, refogada ou até em sucos ela se sai muito bem!

Publicado em
  • Compartilhe:

A acelga é um vegetal que possui folhas verdes lisas ou crespas de longos estipes com coloração que pode variar entre branco, amarelo, laranja e vermelho. É uma hortaliça nativa da costa da Europa e do Mediterrâneo, com fruto seco e indeiscente, que não se abre, e geralmente porta uma semente. 

A acelga pode ser consumida crua em saladas, ou cozida, refogada ou na forma de suco concentrado ou misturada com frutas ou vegetais crus. Além disso, a acelga também pode ser usada como remédio caseiro, sendo útil para tratar muitos problemas de saúde, principalmente a diabetes.

Benefícios: A acelga é muito apreciada por seu alto teor nutritivo e possuir muitas propriedades benéficas para a saúde. É rica em minerais como potássio, ferro, vitamina A, C e possui ação antioxidante e anti-inflamatória. 

Atenção na hora do consumo, as partes da acelga contém ácido oxálico quando consumido em excesso pode prejudicar a absorção de cálcio pelos ossos. Uma forma de reduzir este ácido é fervendo a hortaliça. 

Cultivo e mercado: A disponibilidade de sementes de acelga de talo colorido no varejo é mais rara. A melhor época para o plantio de acelga é entre fevereiro e julho nas regiões do Sul e Sudeste do Brasil, e entre abril e junho na região Norte, pois ela prefere temperaturas amenas, entre 18ºC e 20ºC, mas tolera temperaturas mais quentes, chegando até 30ºC. É bom ter cuidado durante o inverno rigoroso pois o frio acelera a fase vegetativa para a reprodutiva. O fruto exige pouca luminosidade,  é recomendável plantar em solos de textura média, com boa drenagem e boa retenção de água, e rico em matéria orgânica, sempre irrigado já que a planta gosta de umidade.

A colheita da acelga se dá 2 meses depois do plantio.

Segundo uma tabela do Instituto de Economia Agrícola e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral de São Paulo, em 2006 foram produzidas 13.627 toneladas de acelga-chinesa, isso é 15.379kg/ha.

 

Referências:

Tudo sobre a acelga. Disponível em: https://www.infoescola.com/plantas/acelga/

Benefícios e utilidades da acelga. Disponível em: https://www.tuasaude.com/acelga/

Cultivo de acelga. Disponível em: https://revistagloborural.globo.com/vida-na-fazenda/noticia/2018/08/como-plantar-acelga.html

Produção de acelga-chinesa. Disponível em: http://www.iea.sp.gov.br/ftpiea/ie/2008/tec3-0108.pdf


Por Thaíse Pires
Por Thaíse Pires

10 Fev 21 • 4 min


Qual a tua avaliação deste artigo?

Leia também