X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Fácil Alimentos - Blog Fácil Alimentos - Blog

Matéria

Filtrar
Agronegócios
Economia
Empreendedorismo
Logística
Mercado
Produção
Serviços
Tecnologia

ACEROLA: vitamina C pura!

A fruta chave para uma boa imunidade em tempos de isolamento social.

Publicado em
  • Compartilhe:

A acerola nasce da aceroleira, um arbusto de até 3 metros de altura que possui pequenas folhas verde-escuras com flores no tom de rosa claro que florescem o ano todo. A frutinha é lisa e possui 3 sementes no seu interior.

Conhecida também como cerejeira-do-pará ou cerejeira-das-antilhas, a acerola tem sua origem na América Central, América do Sul e nas Antilhas. 

É também muito conhecida por seu grande teor de ácido ascórbico, sendo que ao consumir apenas dois frutos as necessidades de vitamina C no organismo já estarão completas!

A acerola possui uma grande variedade de espécies, por isso tem variação em relação a sua cor, tamanho e formato, quanto ao seu sabor, ela pode ser doce (mais indicada para consumo natural), ácida e muito ácida (indicadas para industrialização)

Benefícios: O chá da folha de acerola está ligado terapeuticamente com a vitamina C, que contribui para o fortalecimento do sistema imunológico que previne resfriados e inflamações. Para fazer o chá é necessário de 10 a 15 folhas de acerola, é de extrema importância lavar bem as folhas pois pode conter resquícios de pequenos insetos ou outro meio que pode ser nocivo para a saúde humana. Coloque a água para ferver e então moa as folhas de acerola, assim que ebulir coloque as folhas na água e deixe por 20 minutos com alguma tampa, depois já pode consumir o chá.Atenção: Se for tomar o chá de acerola, consuma sem excessos. E em casos mais graves, consulte um médico.

Também possui antioxidantes que auxiliam na prevenção de doenças cardíacas além de estimular o colágeno que é essencial para manter a saúde dos ossos e da pele e ainda combate a distúrbios na coagulação do sangue. Previne o câncer do pulmão: a acerola é capaz de impedir o desenvolvimento de células cancerígenas dos pulmões.

Cultivo: A planta é de clima tropical mas se adapta bem em climas subtropicais, com temperaturas entre 15º a 32º graus. Para plantar acerola existem certas condições para cultivo: época chuvosa, áreas drenadas com solos argilo-arenosos e profundos. Ela pode ser plantada todo o ano(exceto no inverno) desde que atenda às condições.

Dependendo das condições do cultivo, depois de 8 meses já surgem os primeiros frutos da aceroleira, que podem apresentar 3 ou mais safras concentradas na primavera e no verão. Após 3 ou 4 anos de plantio as frutas adultas podem registrar 40 quilos de acerola por planta ao ano(16ha)

Comércio: Segundo o IBGE no Brasil, o estado de PE é o maior produtor de acerola do país, registrando 21mil toneladas, seguido por Ceará e Sergipe. Uma boa parte dessas produções são exportadas para outros países em forma de fruto congelado e suco integral.

A acerola pode ser consumida em forma de sucos, geleias, chás, barras nutritivas, e iogurtes. E tem sua eficácia em uso farmacêutico e cosmético.

Referências:
Acerola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/frutas/acerola.htm
Cultivo e comércio da acerola Disponível em: https://revistacampoenegocios.com.br/acerola-detalhes-do-cultivo-no-brasil
Benefícios do chá da folha de acerola. Disponível em: https://www.chabeneficios.com.br/cha-de-folha-de-acerola-corta-o-apetite-e-acelera-o-metabolismo
Cultivo da acerola. Disponível em https://ruralpecuaria.com.br/tecnologia-e-manejo/fruticultura/como-plantar-acerola.html
 

Por Thaíse Pires
Por Thaíse Pires

13 Jan 21 • 5 min


Qual a tua avaliação deste artigo?

Leia também