X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Fácil Alimentos - Blog Fácil Alimentos - Blog

Matéria

Filtrar
Agronegócios
Economia
Empreendedorismo
Logística
Mercado
Produção
Serviços
Tecnologia

AGRIÃO: Mais do que saboroso, é excelente para a saúde.

Apesar de não ser um alimento tão atrativo ao paladar da maioria das pessoas, apresenta uma extensa lista de benefícios que fazem valer o esforço de incluí-lo na alimentação.

Publicado em
  • Compartilhe:

O agrião é um vegetal muito popular, de sabor e aroma bastante característicos, que vem sendo consumido há vários séculos, principalmente pelos gregos e romanos que apreciavam banquetes ricos em especiarias e saladas picantes. De nome cientifico Nasturtium officinale, suas folhas são arredondadas, de cor verde escura ou levemente arroxeada, tem um sabor único e levemente picante. É uma brássica, assim como a couve, o repolho e o brócolis e pode ser consumido de diversas formas como salada e também usado em receitas de carnes refogadas e em sopas e caldos, adicionado a sucos, protagonizar molhos e até virar pesto, substituindo o manjericão na receita tradicional, adicionando um toque ainda mais especial a qualquer receita. É uma hortaliça mais rica em ferro do que a couve e o espinafre.

 

Benefícios: é um super antioxidante, aumenta imunidade, ajuda a combater infecções e é um ótimo alimento para facilitar o processo digestivo. Reduz a pressão arterial: Com bons níveis de potássio, cálcio e magnésio, seu consumo in natura é associado à redução da pressão arterial. Previne o diabetes: suas propriedades nutricionais se tornam eficazes para diminuir a glicose e prevenir o diabetes. Fornece energia para o corpo: fonte de nutrientes essenciais, como a vitamina C e A, ajuda nosso corpo a ter mais disposição para realizar as atividades físicas e cotidianas, já que mantém o organismo saudável e nutrido. Fortalece o sistema imunológico: A abundância de vitamina C faz com que a produção de glóbulos brancos aumentem e combatam os organismos invasores que podem vir a causar doenças. Melhora a saúde pulmonar: tem propriedades expectorantes e descongestionantes, e ajuda a prevenir crises de asma, bronquite, gripes e infecções virais. Efeito antioxidante: possui grandes quantidades de vitamina A, que ajudam a eliminar os radicais livres do corpo.

 

Mercado e consumo: No mercado brasileiro são comercializadas duas espécies de agrião, cultivadas em solo ou em hidroponia.

Na hora da compra escolha com cuidado e prefira os maços com folhas verde escuras, brilhantes, firmes, limpas, sem picadas de inseto, folhas amareladas e danificadas; os talos devem estar firmes. O agrião é uma hortaliça de curta duração; por isso, compre somente o necessário para consumo imediato. Em condição ambiente, pode ser mantido por no máximo um dia, se colocado em local fresco, com os talos imersos em uma vasilha com água. Em geladeira, pode ser conservado por até três dias, se embalado em saco de plástico para alimento ou em vasilha tampada. Os talos inteiros, lavados e secos com pano limpo ou papel absorvente, duram por mais tempo que as folhas.

 

Cultivo: É muito fácil plantar agrião em casa, pois não é necessário muito espaço e ele é uma planta que cresce com muita facilidade. Germine as sementes de agrião em um algodão úmido. Após estarem germinadas, coloque-as em um vaso pequeno, sobre a terra fertilizada, salpicando um pouco de terra por cima, mas sem apertar. Deixe o vaso em local ensolarado, regando todos dias, mas sem encharcar a terra. A planta estará pronta para consumo em, aproximadamente, um mês. Corte dos talos e espere crescer novamente.

 

Como acrescentar o agrião no dia a dia?

Suco com agrião: Você pode incluir as folhas da planta em um suco de laranja, limão ou outra fruta de sua preferência. Uma boa ideia é prepará-lo junto ao suco detox.

Agrião refogado: De forma simples e rápida, um agrião refogado com alho e cebola irá tornar a sua refeição mais rica e saborosa.

Sopa de legumes: Para os amantes do prato, o agrião pode ser um dos ingredientes da sua preparação.

Em sua forma natural: Que tal incluir algumas folhas de agrião na sua salada? É uma maneira de tornar o prato ainda mais saudável e refrescante.

 

Algumas receitinhas: 

Suco de Agrião

O suco puro de agrião faz muito bem, mas pode ser potencializado com outras frutas e vegetais. Além de aumentar as propriedades, fica mais saboroso para consumir.

Ingredientes: 30 folhas de agrião com os talos;

1 fatia de abacaxi;

10 folhas de hortelã;

1 colher de sopa de mel.

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e se preferir, coe.

 

Sopa de Agrião

Ingredientes: 1 cebola picada

3 batatas picadas

1 maço de agrião picado

1 lt de caldo de frango ou água

Azeite para refogar

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo: refogue a cebola, acrescente a batata com o caldo e cozinhe até amolecer. Triture no liquidificador, adicione o agrião e ajuste o tempero.

 

 

REFERÊNCIAS:

Agrião: 7 benefícios, como cultivar em casa e receitas. Disponível em: https://www.ativosaude.com/beneficios-dos-alimentos/agriao-beneficios-receitas/

Agrião e seus benefícios: Saiba a melhores formas para consumir esse alimento!. Disponível em: https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/agriao-e-seus-beneficios-saiba-a-melhores-formas-para-consumir-esse-alimento_a5739/1

AGRIÃO PODE SER PREPARADO DE DIVERSAS FORMAS. Disponível em: https://abracen.org.br/noticias/agriao-pode-ser-preparado-de-diversas-formas/

Agrião: Conheça os benefícios do vegetal. Disponível em: https://vitat.com.br/agriao/

Agrião | Picância que dá gosto. Disponível em: https://www.embrapa.br/hortalica-nao-e-so-salada/agriao

 

 

 

 


Por Thaíse Pires
Por Thaíse Pires

27 Ago 21 • 8 min


Qual a tua avaliação deste artigo?

Leia também