X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Fácil Alimentos - Blog Fácil Alimentos - Blog

Matéria

Filtrar
Agronegócios
Economia
Empreendedorismo
Logística
Mercado
Produção
Serviços
Tecnologia

Agronegócio brasileiro

No Brasil, o agronegócio se supera ano após ano, posicionando o país como uma das potências mundiais do setor!

Publicado em
  • Compartilhe:

O agronegócio brasileiro é moderno, eficiente, competitivo, uma atividade próspera, segura e rentável. Se supera ano após ano, posicionando o país como uma das potências mundiais do setor e grande produtor e exportador de diferentes produtos, como soja, milho, celulose, café, carne bovina e de frango, açúcar e suco de laranja. 

Com quase 13% de toda a água doce disponível no planeta, o Brasil tem 388 milhões de hectares de terras férteis e de alta produtividade, um clima diversificado, chuvas regulares e energia solar abundante. Esses fatores fazem do Brasil um país da agropecuária e todos os negócios relacionados à suas cadeias produtivas.

Hoje, a cadeia produtiva é responsável por mais que a metade das exportações e por cerca de 26% do produto interno bruto brasileiro, mesmo considerando a crise instalada com a pandemia do COVID-19. O agro é hoje o motor da economia brasileira e a cada três reais gerados no país um é pelo agro. Além disso, é responsável quase 40% dos empregos brasileiros. 

O sucesso na produção e exportação de produtos do agronegócio se deve a diferentes fatores que contribuíram para o crescimento do agronegócio no Brasil ao longo das últimas décadas: Apoio governamental; Investimento em pesquisa e desenvolvimento; Incorporação de novas tecnologias e manejos produtivos; Abertura de novas fronteiras agrícolas, como o cerrado e o Matopiba; Expansão da demanda externa por produtos agrícolas, além do fortalecimento da demanda interna; Disponibilidade de crédito rural; Surgimento interno de um setor forte de fornecimento de insumos, máquinas e tecnologias agrícolas; Produtores rurais cada vez mais interessados em inovações.

O perfil das maiores empresas do agronegócio brasileirose dá nos setores de bioenergia (24%), o misto (diversas atividades, normalmente cooperativas mistas) (18%), o de proteína animal (15%) e o de grãos e óleos (11%). Os setores com maior destaque em receita total foram o de proteína animal (30% da receita total), o de bioenergia (26%) e o de tradings (18%). E das 100 maiores empresas de capital aberto do agronegócio brasileiro, 23 são cooperativas.

 

 

 

REFERÊNCIAS:

O que é. Disponível em: https://www.portaldoagronegocio.com.br/agronegocio/o-que-e

O agronegécio no Brasil. Disponível em: https://blog.climatefieldview.com.br/o-agronegocio-brasileiro-onde-chegamos-e-o-que-podemos-esperar

Agronegócio no Brasil. Disponível em: https://rehagro.com.br/blog/agronegocio-no-brasil-qual-o-seu-papel-e-importancia/

 


Por Thaíse Pires
Por Thaíse Pires

03 Jun 22 • 4 min


Qual a tua avaliação deste artigo?

Leia também