X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Fácil Alimentos - Blog Fácil Alimentos - Blog

Matéria

Filtrar
Agronegócios
Economia
Empreendedorismo
Logística
Mercado
Produção
Serviços
Tecnologia

Água x Agronegócio

5 práticas que irão otimizar o uso de água no campo

Publicado em
  • Compartilhe:

Segundo a ONU, se houvesse uma redução de 10% no consumo da água utilizada na agricultura, seria possível abastecer duas vezes a população mundial com a quantia economizada. 

O agronegócio é o ramo econômico que mais utiliza água em todo o mundo, representando cerca de 70% do consumo desse bem natural. No Brasil esse consumo pode ser ainda maior, chegando a 72% e em outros países subdesenvolvidos pode ultrapassar os 80%.

Levando em conta o número crescente das exportações brasileiras de soja, carne e açúcar e o consequente aumento do volume de água incluso nessa produção, é necessário se alertar quanto aos possíveis impactos ambientais que a exportação desses produtos pode estar tendo sobre nossos recursos hídricos.

Pensando nisso e no fato de que parte desse consumo poderia ser evitado, já que metade de toda água utilizada no campo é desperdiçada por falta de cuidados, separamos algumas práticas simples que irão otimizar o uso da água na agricultura.

Captação de água da chuva – Investir em projetos de captação de água da chuva é uma ótima ação de sustentabilidade. A água pode ser usada tanto para irrigação da plantação quanto na agropecuária para hidratar os animais de rebanho. Lembrando que, é importante investir em profissionais adequados que pensem na melhor localização para o sistema de captação e reservatório de água.

Bebedouros – Investir em bebedouros para os animais também é uma boa prática. Um investimento de baixo custo que irá otimizar muito a utilização de água na agropecuária.

Instalação de hidrômetros – Hidrômetros irão apontar o consumo diário de água na produção, viabilizando assim, controlar a quantidade utilizada e criar estratégias para evitar possíveis desperdícios. Esses dispositivos também auxiliam na avaliação dos meses, estações e períodos do ano em que mais se consome água, possibilitando planejar as culturas e safras e reduzir ao máximo o desperdício.

Rotação de culturas – A troca de culturas plantadas em determinado solo, possibilita que o solo fique mais estável, favorece a absorção de nutrientes e melhora a resistência à mudanças climáticas, pragas e insetos. Dessa forma, a terra fica mais saudável e aumenta a capacidade de infiltração de água, evitando assim, o seu uso excedente.

Irrigação por gotejamento – O sistema de gotejamento é simples de ser implementado e pode economizar até 70% da água utilizada na agricultura. Ele pode ser feito por meio de tubos de irrigação com furos, podendo ser adaptados a diversas necessidades.

 

Fonte:

Água e agronegócio: uma relação a ser mais bem examinada. Disponível em: https://diplomatique.org.br/agua-e-agronegocio-uma-relacao-a-ser-mais-bem-examinada/

5 jeitos de otimizar o uso da água no agronegócio. Disponível em: https://summitagro.estadao.com.br/sustentabilidade/5-jeitos-de-otimizar-o-uso-da-agua-no-agronegocio/


Por Júlia Barreto
Por Júlia Barreto

13 Jun 22 • 5 min


Qual a tua avaliação deste artigo?

Leia também