X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Fácil Alimentos - Blog Fácil Alimentos - Blog

Matéria

Filtrar
Agronegócios
Economia
Empreendedorismo
Logística
Mercado
Produção
Serviços
Tecnologia

AMEIXA: ame-a ou deixe-a

Fruto saboroso, saudável e rico em fibras!

Publicado em
  • Compartilhe:

A árvore é mais conhecida como Ameixeira, mas também pode ser ameixoeira ou ameixieira e produz o fruto ameixa, do subgênero Prunus, da família botânica Rosaceae, que pertencem também a cerejeira e o pessegueiro.

É um fruto redondo com uma espécie de bico, doce e de epicarpo fino. Existem muitas variedades consoante o seu tamanho, cor, sabor e estação do ano em que se desenvolvem. Para ter uma ideia, em 1864 já eram cultivadas 150 espécies diferentes.

A ameixa, consumida ao natural ou seca, é um alimento saboroso e saudável, também muito apreciada em geleias, compotas, sopas, purês, em mistura com figos secos, passas de uvas ou nozes raladas. As mais comuns são:

Ameixa roxa - Seu sabor é adocicado e a polpa que envolve sua semente é carnosa, firme e suculenta. Por dentro, sua cor é levemente amarelada ou avermelhada e, por fora, roxa intensa e brilhante.

Ameixa preta - apresenta elevada atividade aquosa, sendo a mais apropriada para o tratamento das afecções urinárias.

Entre os benefícios da Ameixa, ela possui fibras solúveis e insolúveis que equilibram o funcionamento do intestino e reduzem o risco de câncer colorretal.

Regula o intestino e por isso combate a constipação. Por ser rica em fibras garante a saciedade por mais tempo, e ainda mata a vontade de comer doce.

Sobre o mercado, no Brasil, a ameixa é cultivada em Minas Gerais, na Bahia e no Distrito Federal. O período da safra vai de dezembro a fevereiro. De acordo com a Embrapa, a área cultivada de ameixa no país é de 4.200 hectares, com produção anual de cerca de 40 mil toneladas.

Durante o período de maturação, a ameixa sofre mudanças de cor, aroma, sabor e textura. Os indicadores de maturação determinam o momento adequado da colheita. Um desses indicadores consiste na firmeza da polpa que diminui, tornando a fruta tenra e macia.

Os dois fatores mais importantes referentes à colheita implicam em cuidado durante a mesma e a maturação adequada. Após a colheita, as frutas são selecionadas e classificadas.

 

Referências:

Ameixa. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/frutas/ameixa.htm>
Benefícios da Ameixa. Disponível em: <https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/06/10/ameixa-nao-e-so-aliada-contra-prisao-de-ventre-veja-mais-6-beneficios.htm>
Ameixa. Disponível em: <https://todafruta.com.br/ameixa-2/>
Produção. Disponível em <https://www.canalrural.com.br/programas/ameixa-producao-qualidade-crescem-sao-paulo-69866/>

 


Por Thaíse Pires
Por Thaíse Pires

07 Out 20 • 4 min


Qual a tua avaliação deste artigo?

Leia também