X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Fácil Alimentos - Blog Fácil Alimentos - Blog

Matéria

Filtrar
Agronegócios
Economia
Empreendedorismo
Logística
Mercado
Produção
Serviços
Tecnologia

AVEIA: em flocos, farelo ou flocos finos é fibra pura!

Cereal que se desenvolve em clima temperado e traz muitos nutrientes.

Publicado em
  • Compartilhe:

A aveia é conhecida como um cereal nutricionalmente rico. Existem mais de 450 espécies de aveia, sendo que as que recebem maior atenção pelos agricultores são a Avena sativa e Avena byzantina

Benefícios: A aveia possui muitos elementos indispensáveis para começar uma dieta saudável como: minerais, cálcio, ferro, vitaminas, e especialmente as fibras. As fibras são essenciais para quem precisa regular o intestino, pois consumindo a dose certa indicada por um especialista, é possível evitar a constipação intestinal (“prisão-de-ventre” ou “intestino preso”).

Entre outros benefícios, o consumo de aveia também ajuda a regular os níveis de colesterol e de açúcar no sangue, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares. A aveia também é rica em vitaminas do complexo B que garantem a produção de energia pelo organismo e o bom funcionamento do sistema nervoso e hormonal. 

 

Consumo: flocos finos ou farelo de aveia podem ser polvilhados diretamente sobre frutas frescas, cortadas em cubos ou amassadas em forma de purê, como a famosa banana amassada com aveia. Outra forma de aproveitar os flocos no café da manhã é preparar um mingau de aveia, que pode ser acompanhado por leite e canela. A farinha de aveia é muito usada para fazer biscoitos doces, também entra em vitaminas, sopas, arroz, leite, iogurte e massas de tortas, bolos e pães.

 

Cultivo e mercado: A aveia é cultivada nos meses de outono e inverno aqui no Brasil por se tratar de uma planta de clima temperado. Seu solo requer no mínimo um de pH de 4,5 até 6, a  temperatura ideal para a semeadura de aveia é acima dos 7º C. A época de semeadura varia de 15 de março (para o MS) até 15 de julho (em SC), e a quantidade de sementes varia entre 200 e 300 por metro quadrado.

Os produtores de maior destaque no cenário mundial pela intensidade com a qual produzem a aveia são russos, canadenses, norte-americanos, alemães, australianos, finlandeses, poloneses e suecos.

Segundo dados da CONAB, datado em 2019 a aveia conta com uma área de 398 mil hectares, com uma produção anual de 900 mil toneladas e produtividade média de 2,2 toneladas por hectare.

 

 

Referências

Sobre a aveia. Disponível em: https://www.infoescola.com/plantas/aveia/

Cultivo de aveia e produção. Disponível em: https://blog.aegro.com.br/plantacao-de-aveia/

Propriedades e utilidades da aveia. Disponível em: https://www.nre.seed.pr.gov.br/arquivos/File/toledo/logistica/alimentacao_escolar/dicas_nutricionais_aveia.pdf

Benefícios da aveia. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/6662-aveia.html

 


Por Thaíse Pires
Por Thaíse Pires

27 Mai 21 • 4 min


Qual a tua avaliação deste artigo?

Leia também