X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Fácil Alimentos - Blog Fácil Alimentos - Blog

Matéria

Filtrar
Agronegócios
Economia
Empreendedorismo
Logística
Mercado
Produção
Serviços
Tecnologia

AZEITONA: o aperitivo mais consumido!

Ótima para comer como aperitivo, mas devido à seu processo de conserva se torna um alimento com alto teor de sódio, não se deve comer em excesso!

Publicado em
  • Compartilhe:

A azeitona é bem conhecida por ser utilizada como complemento para a culinária mundial, por seu sabor e aroma. É um fruto verde de porte pequeno que cresce em oliveiras. Essa iguaria possui apenas uma semente, que chamamos de caroço, que é envolvida por uma polpa comestível.

 

Benefícios: A azeitona possui muitas vitaminas e sais minerais, além de ser uma fonte de ácidos graxos. Também é composta por água, fibra e antioxidantes. Ajudando a fortalecer o sistema imunológico, evitando doenças cardiovasculares e fortalecendo os ossos.

Consumo: A azeitona ao natural é muito amarga, e isso faz com que o fruto seja consumido em forma de conserva. Podem ser consumidas como aperitivos ou adicionadas em diversas receitas como: molho, recheio de torta, saladas e especialmente na pizza. É importante ressaltar que a azeitona não pode ser submetida a temperaturas muito altas, pois se passar de 180ºc, a sua propriedade de antioxidante se perde e os benefícios podem ser reduzidos, é recomendado consumi-la em refeições frias.

De acordo com a OMS, em 100g de azeitona verde há cerca de 1300 mg de sódio, já as pretas contém 1500 mg, a quantidade de sódio recomendada por pessoa saudável é 2000 mg por dia.

Por isso, é de extrema importância consumi-la sem excessos, para usufruir dos seus benefícios e não passar do limite de consumo diário de sódio. Uma boa dica é lavar as azeitonas em água corrente para diminuir a quantidade de sódio.

 

Mercado: A azeitona de mesa é um produto de maior importância no mercado ocidental. Mesmo não possuindo uma grande quantidade de produção, o Brasil está dentre os dez maiores consumidores de azeitona de mesa do mundo. No entanto, as características do fruto e os principais processos de elaboração de azeitonas de mesa são pouco conhecidos no Brasil.

 

Referências:

Sobre a azeitona, formas de consumo e cuidados. Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/03/07/azeitona-faz-bem-para-a-imunidade-veja-7-beneficios-do-alimento.html

Sobre o mercado de Azeitona, “Azeitonas de mesa no Brasil: mercado, tecnologia e aspectos legais'', por Leandro P. Cappato, Elisa Helena da Rocha Ferreira e Amauri Rosenthal. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cr/2015nahead/1678-4596-cr-0103_8478cr20140879.pdf


Por Thaíse Pires
Por Thaíse Pires

10 Jun 21 • 3 min


Qual a tua avaliação deste artigo?

Leia também