X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Fácil Alimentos - Blog Fácil Alimentos - Blog

Matéria

Filtrar
Agronegócios
Economia
Empreendedorismo
Logística
Mercado
Produção
Serviços
Tecnologia

Banana, pacoba ou pacova?

Ela é um dos alimentos mais populares produzidos e também um dos mais consumidos aqui no país, sendo rico em vitaminas, cálcio, fibras, potássio e antioxidantes

Publicado em
  • Compartilhe:

Banana, pacoba ou pacova é uma pseudobaga da bananeira, uma planta herbácea vivaz acaule da família das Musaceaes. É cultivada em mais de 130 países. Originária do sudeste da Ásia é atualmente cultivada em praticamente todos os países de clima tropical do planeta.

 

No Brasil, a produção de banana acontece por todo o país, com destaque para o cultivo em 82 mil hectares, nos estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Minas Gerais e Vale do Ribeira, em São Paulo. Embora o norte de Santa Catarina também seja considerável na produção dessa fruta. As duas variedades mais cultivadas são a prata com 50 por cento, a nanica com 47 por cento e todas as demais variedades, com 3 por cento. O faturamento total anual da banana chega a 14 bilhões de reais, dos quais, 14 milhões de dólares são provenientes de exportação de 56 mil toneladas.

 

Aqui, a banana possui um trato todo especial. Ela é um dos alimentos mais populares produzidos e também um dos mais consumidos aqui no país, sendo rica em vitaminas, cálcio, fibras, potássio e antioxidantes.

 

É praticamente impossível encontrar um brasileiro que não conheça ou não goste de banana. A fruta é composta por 75% de água e 25% de matéria seca, sendo que as variedades mais populares são: banana-prata, banana-maçã, banana da terra, banana-ouro e banana-nanica. Sendo que as mais cultivadas são a primeira e a última (50 e 47%, respectivamente), ficando todas as demais com 3 %.

 

Apesar de variarem nos tamanhos e sabores, seus valores nutricionais são quase os mesmos de uma para outra. Além disso, dá para comê-la pura, como fruta, e também na composição de várias receitas. Como em bolos, cucas, balas, barras cristalizadas, sorvetes, fritas para acompanhamento nas refeições. Da banana-verde, ainda pode-se fazer a biomassa ('já chamada de biomassa dos milagres'), que possibilita e proporciona inúmeros benefícios para a saúde (matéria para um outro post).

 

São pelo menos sete, os benefícios da banana:

 

1. Carboidrato A banana é um alimento rico em carboidrato, sendo uma ótima opção para quem pratica muito exercício físico ou mesmo para quem é atleta. A fruta também é rica em potássio, ajudando na prevenção contra as câimbras.

 

2. CoraçãoO potássio presente na banana também pode trazer benefícios para a saúde do coração. Ele é um mineral condutor de eletricidade, que ajuda a manter a estabilidade dos batimentos cardíacos, além de ser ótimo para controlar a pressão arterial.

 

3. DigestãoAs fibras são as aliadas perfeitas para o tratamento gastrointestinal. A banana é rica em fibras, portanto, ela ajuda a regular o intestino. As fibras também absorvem o colesterol ruim do organismo e o eliminam.

 

4. Bom humor A banana possui um aminoácido chamado triptofano. Ele é o responsável pela produção de serotonina, o “hormônio da felicidade”, junto com a endorfina, ocitocina e a dopamina. Essas substâncias são responsáveis pelo relaxamento, gerando assim o bom humor e a alegria. Também muito indicada para prevenir depressão.

5. OxigênioA banana ajuda na produção de hemoglobina, proteína encontrada no interior das hemácias, as células vermelhas do sangue. A hemoglobina é a responsável por levar oxigênio ao corpo, mantendo-o saudável e em pleno funcionamento. Isso porque a banana tem uma grande quantidade de ferro e magnésio em sua composição nutricional.

6. Cérebro, pele e ossos – A banana possui muito manganês, nutriente essencial para a proteção do nosso sistema nervoso e dos ossos, e em vitamina C, que aumenta a produção de colágeno e dá mais elasticidade à pele, por isso a fruta é aliada contra diversos tipos de demência, AVCs, osteoporose, doenças de pele e envelhecimento precoce.

7. OlhosA banana melhora a saúde dos olhos por ser muito rica em vitamina A e solúvel em gorduras que ajudam a preservar as membranas dos olhos, além de agir contra a cegueira noturna.

 

Pelo jornalista Jacó Carlos Diel

 

 

Fontes:

 

https://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/17991-biomassa-de-banana-verde

 

https://segredosdomundo.r7.com/banana-beneficios/

 

https://www.hfbrasil.org.br/br/banana-cepea-exportacoes-podem-ganhar-ritmo-em-2019.aspx

 

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2017/10/23/internas_economia,635500/producao-brasileira-de-banana-atinge-r-14-bilhoes-por-ano.shtml

 

https://www.hfbrasil.org.br/upload/kceditor/files/GranBanana%20Yara.pdf


Por Jacó Carlos Diel
Por Jacó Carlos Diel

07 Jul 20 • 7 min


Qual a tua avaliação deste artigo?

Leia também