A PRODUÇÃO DA BATATA

A terceira cultura alimentar mais importante do planeta, e a primeira commodity não grão.

Publicado em
A PRODUÇÃO DA BATATA

     Estima-se que mais de um bilhão de pessoas consomem batata diariamente no mundo. A batateira é uma das principais hortaliças cultivadas no Brasil. O cultivo da batata está presente em várias regiões do Brasil, sendo plantada em diferentes épocas e com variedades que possuem distintas características, que influenciam diretamente na produtividade e na qualidade da cultura.

     O Brasil é considerado o 2º maior produtor de batatas da América Latina. Sendo o maior volume de produção na estação quente, principalmente em regiões mais frias, envolve em torno de 5 mil produtores nas regiões de sete estados brasileiros: MG, SP, PR, RS, SC, GO e BA.

     O número de produtores caiu muito nos últimos 20 pois os produtores saíram do mercado porque não tiveram uma revolução tecnológica em suas propriedades. Logo, quem investiu em tecnologia, máquinas modernas, correção de solo, irrigação, agricultura de precisão, mecanização, foi o grupo que permaneceu e cresceu. Para garantir alta produtividade e lucratividade, os produtores têm garantido investimentos em tecnologia aliada à sustentabilidade, assegurando assim, economia e aumento do volume de água nas propriedades.

A PRODUÇÃO DA BATATA A PRODUÇÃO DA BATATA A PRODUÇÃO DA BATATA

     A maior parte da produção nacional é comercializada in natura, sendo apenas 10% destinados ao processamento industrial, nas formas de pré-frita congelada, chips e batata palha. Comparado aos dois terços da produção destinados ao processamento nos países da Europa, o uso industrial é muito baixo no Brasil. A incorporação de tecnologias e produtos tecnológicos que possibilitem o aumento da produtividade e da qualidade nos sistemas de produção de batata é muito importante, visando garantir a competitividade e a sustentabilidade da cadeia brasileira da batata.

     Existem mais de 200 variedades de batatas na América andina. No mundo todo, são 3.000 tipos. A batata tem a sua origem no Perú e era desconhecida dos europeus até o descobrimento da América. Ela é cultivada há mais de 7.000 anos. Na primeira década do século XXI, a dieta anual de um cidadão da aldeia global, incluía 33kg de batata. Os Europeus são os maiores consumidores e produtores de batata, mas nos últimos anos a China e a Índia têm alcançado valores importantes. Embora em termos gerais o consumo de batatas tenha diminuído, a partir dos anos 60 o seu valor teve um aumento significativo nos países em vias de desenvolvimento.

 A PRODUÇÃO DA BATATA A PRODUÇÃO DA BATATA A PRODUÇÃO DA BATATA

Referências:
A cultura da batata. Disponível em: https://www.embrapa.br
Produtores de alho, batata e cebola batem recordes de produtividade. Disponível em: https://www.irrigoias.com.br
Segredo para produzir batatas de alta qualidade. Disponível em: http://www.revistacampoenegocios.com.br
Sistema de produção de batata. Disponível em: https://www.spo.cnptia.embrapa.br

Deixe um comentário