Batata-doce: Base da dieta de atletas e esportistas

Nutritiva, rica em fibras, e com um delicioso sabor adocicado. Além de ter ciclo curto e baixo investimento, planta de alto valor nutritivo e fácil de plantar, pode ser uma boa fonte de renda para o pequeno produtor!

Publicado em
Batata-doce: Base da dieta de atletas e esportistas

     Antiga conhecida nas refeições dos brasileiros, a batata-doce mais recentemente tem sido a hortaliça que todos querem no prato. Fonte de energia liberada gradualmente no organismo, ela tornou-se base da dieta de atletas, esportistas amadores e de toda a população que reserva algum período do dia para se dedicar aos exercícios físicos. Na moda, a hortaliça ainda passou a ser ingrediente cobiçado por muitos chefs em receitas culinárias de grandes restaurantes. Sua utilidade, no entanto, vai além da cozinha, despertando crescente interesse como insumo para a produção de etanol (álcool combustível). 

    A batata-doce (Ipomoea batatas) também é chamada de batata-da-terra, batata-da-ilha, jatica e jetica, é originária dos Andes e atualmente é cultivada no mundo todo. Ela pode ser consumida de várias maneiras, mas são mais comumente cozidas, assadas, cozidas no vapor ou fritas. Além da variedade é fácil de encontrar e apresenta muitos benefícios para sua saúde.

     Conhecida por seu sabor adocicado, possui brotos e folhas comestíveis, tem uma aparência longa e afilada, com variações de cores da pele e da carne. As batatas roxas são mais comuns e apresentam a carne clara, são mais macias e úmida, normalmente cultivadas na América do Norte. As de pele escura, numa tonalidade marrom têm a carne laranja e as com a pele dourada, carne amarelada, menos adocicada em comparação com a roxa ou a marrom.

    O cultivo da batata-doce pode ser feito a partir de uma batata ou de ramas, inclusive em vasos com pelo menos 15 litros de capacidade, volume que oferece espaço suficiente para o desenvolvimento do tubérculo. A planta é dotada de duas raízes, sendo a de reserva, ou tuberosa, a que tem apelo comercial. As funções de absorção de água e extração de nutrientes do solo são realizadas pela raiz absorvente.

     A batata-doce é cultivada em 111 países, sendo que aproximadamente 90% da produção é obtida na Ásia, apenas 5% na África e 5% no restante do mundo. Apenas 2% da produção estão em países industrializados como os Estados Unidos e Japão. A China é o país que mais produz, com 100 milhões de toneladas.

    Seu índice de produtividade tem sido crescente nos últimos anos, revelando que o sistema de produção tem sofrido mudanças que indicam uma evolução do nível tecnológico, embora muitas tecnologias disponíveis ainda sejam raramente aplicadas nessa cultura. Apesar da grande decadência, verifica-se pelos dados estatísticos, que a batata-doce ainda detém o 6° lugar entre as hortaliças mais plantadas no Brasil, correspondendo a uma produção anual de 500.000 toneladas, obtidas em uma área estimada de 48.000 hectares.

    No Brasil, a batata-doce é cultiva em todas as regiões. Embora bem disseminada no país, está mais presente nas regiões Sul e Nordeste, notadamente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Pernambuco e Paraíba.

    No Nordeste, a cultura assume maior importância social, por se constituir em uma fonte de alimento energético, contendo também importante teor de vitaminas e de proteína, levando-se em conta a grande limitação na disponibilidade de outros alimentos em períodos críticos de estiagem prolongada. Paradoxalmente, é nesta região e no Norte do país, com população mais carente e com melhor clima, que a produtividade é mais baixa

REFERÊNCIAS:
Batata-Doce: 10 Motivos Para Consumir. Disponível em: https://drjulianopimentel.com.br/alimentacao/batata-doce-10-motivos-para-consumir/
Batata-doce (Ipomoea batatas). Disponível em: https://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Batata-doce/Batata-doce_Ipomoea_batatas/introducao.html
Como plantar batata-doce. Disponível em: https://revistagloborural.globo.com/vida-na-fazenda/como-plantar/noticia/2017/02/como-plantar-batata-doce.html
Inhame ou batata doce. Disponível em: https://www.pensenatural.com.br/inhame-ou-batata-doce/

Deixe um comentário