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Batata-doce: rico alimento e fonte de medicina popular

A batata-doce é bastante versátil e pode fazer parte de diversas receitas doces e salgadas, além de servir de acompanhamento de carnes ou complementos de saladas

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Também chamada de batata-da-terra, batata-da-ilha, jatica e jetica, a batata-doce (cujo nome científico é Ipomoea batatas) é uma raiz tuberosa, planta da família das convolvuláceas, da ordem das Solanales. É originária dos Andes, facilmente se espalhou pelos trópicos e daí tomando todo o mundo. 

 

Terminologia

 

Batata-doce” é uma referência ao gosto doce de sua raiz tuberosa comestível. “Jetica” e “jatica” são termos oriundos da língua Tupi Guarani para a planta, ye'tika.

 

Hortaliça de Raízes

São muitas as variedades cultiváveis, divididas em de mesa (ou de mercado) e forrageiras (para consumo animal), ambas podendo ser encontradas nas cores externas amarela, branca e roxa. No entanto, a quantidade de variedades não se restringe a essas características — elas podem ser classificadas de acordo com o formato, tamanho, cor interna, doçura, precocidade, cor das folhas e até pela coloração das flores –, entre muitas outras variedades e particularidades.

A batata-doce é a quarta hortaliça mais cultivada no Brasil e a que possui o maior índice de produtividade de quilocalorias por hectare.

Hortaliça de Folhas

As folhas e brotos da batata-doce são comestíveis após breve cozimento, saborosas e nutritivas, constituindo-se em hortaliças de produção facílima e abundante. A batata-doce é parente muito próxima da (Ipomoea aquatica Forssk.), verdura muito utilizada nos países da Ásia e cultivada no Brasil, sobretudo, por imigrantes japoneses.

Planta ornamental e invasora

No Brasil, a batata-doce tem sido utilizada também como planta ornamental em jardineiras de apartamentos, em vasos suspensos e em cestas. Como por exemplo, em Gramado, na serra gaúcha, onde é utilizada em jardineiras. Uma variedade de folhas verde claras.

A batata-doce, ocasionalmente, no Brasil, ainda pode ser encontrada nos estados de Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, como plantas invasoras de sistemas naturais, mas apenas em ambientes úmidos muito sujeitos a perturbações e próximos a habitações humanas ativas ou inativas (conhecidas como taperas).

Informação Nutricional

Batata-doce assadaQuantidade por 100 gramas

Calorias 86                             

Gorduras totais 0,1 g

Gorduras saturadas 0 g           

Gorduras poliin saturadas 0 g

Gorduras monoinsaturadas 0 g 

Colesterol 0 g

Sódio 55 mg                           

Potássio 337 mg

Carboidratos 20 g                     

Fibra alimentar 3 g

Açúcar 4,2 g                           

Proteínas 1,6 g

Vitamina A 14,187 IU               

Vitamina C 2,4 mg

Cálcio 30 mg                           

Ferro 0,6 mg

Vitamina D 0 IU                       

Vitamina B6 0,2 mg

Cobalamina 0 µg                         

Magnésio 25 mg

Por auxiliar no ganho de massa muscular, a batata-doce traz benefícios não só para praticantes de musculação, mas também para todos que optam por uma vida mais saudável e natural.

O consumo dessa raiz auxilia no combate ao colesterol e no controle do estresse. Além disso, dado ao baixíssimo custo de produção, a batata-doce é encontrada a preços baixos em supermercados ou hortifrútis.

Veja agora 20 benefícios da batata-doce que você precisa conhecer:

1. Controla o colesterol

Rica em fibras, principalmente a pectina, a batata-doce ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue, reduzindo as chances de doenças cardiovasculares como infarte, derrame, entre outras.

2. Auxilia no bom funcionamento do sistema digestivo

As fibras alimentares da batata-doce contribuem para o melhor desempenho do nosso aparelho digestivo. Portanto, há ganho real no trânsito intestinal — prevenindo problemas como prisão de ventre e constipação.

3. Ajuda a emagrecer

A batata-doce é muito procurada pelos adeptos da boa forma física, justamente porque o alimento favorece o emagrecimento, dado que suas fibras garantem a sensação de saciedade de maneira mais fácil.

4. Atua como energético

Fonte de carboidratos saudáveis, a batata-doce fornece energia e contribui para melhorar desempenho e disposição no dia a dia.

5. Melhora a pele

Graças à vitamina E em abundância, o alimento atua na prevenção dos radicais livres no organismo. Resultado: pele mais firme, hidratada e jovem por mais tempo.

6. É indicado na gravidez

A batata-doce é indicada para uma alimentação equilibrada durante a gravidez, já que é rica em vitaminas A, C, D, B12 e B16 — fundamentais para o desenvolvimento celular, formação óssea e reparação de tecidos —, além do cálcio, que contribui na formação dos nervos, coração e músculos, por exemplo.

7. É uma ótima opção para o desjejum

O alimento é importante no café da manhã se aliado a uma porção de proteína, como ovo mexido, por exemplo. Dada a sensação de saciedade, o consumo de alimentos fora do horário diminui.

8. Age como antioxidante

A batata-doce possui antioxidantes fundamentais para nossa saúde como a vitamina A e o betacaroteno.

9. Ajuda no combate ao câncer

Alimentos naturais e frutas ricas em antioxidantes contribuem no combate ao câncer de pulmão e da cavidade oral, segundo estudos. Reduz o risco do câncer: a batata-doce contém substâncias com ação antioxidante, como a vitamina A, C, E que protegem as células dos radicais livres, que podem causar danos ao organismo, como câncer. Alguns estudos realizados em tubos de ensaio relacionam a antocianinas presentes nas batatas-doces com a diminuição do crescimento de certos tipos de células cancerosas. É o caso do câncer colorretal e bexiga. Mas, ainda será necessários realizar estudos em humanos para comprovar o benefício.

10. Beneficia o cabelo

Nutrientes como betacaroteno e vitamina A fortalecem e reforçam o crescimento do cabelo. A boa notícia: ambos estão em grande quantidade na batata-doce.

11. Controla os níveis de açúcar no sangue

Segundo pesquisas, o alto teor de fibras alimentares da batata-doce ajuda a equilibrar o ritmo da digestão e consequentemente a regulação de açúcar no sangue.

12. Controla o estresse

Acredite. A batata-doce contribui com o bem-estar, graças ao magnésio — mineral conhecido como antiestresse, que atua na saúde dos nervos, músculos, artérias entre outros.

13. Trata úlceras do estômago

A batata-doce tem efeito calmante sobre intestino e estômago. Vitaminas como complexo B, potássio e cálcio são poderosas armas na cura de úlceras estomacais.

14. Trata a bronquite

Dada a concentração de vitamina C, ferro e outros nutrientes, a batata-doce contribui no tratamento da bronquite.

15. Melhora a visão

Por ser um alimento rico em betacaroteno, precursor da vitamina A, tem forte relação com os cuidados com a visão, já que essa vitamina ajuda a proteger a córnea. Além disso, as batatas-doces roxas possuem antocianina, um flavonoide que previne sintomas como cansaço ocular, visão dupla, dor ao redor dos olhos e visão turva.

16. Fortalece o sistema imunológico

Mais uma vez o betacaroteno presente no alimento proporciona benefícios para o organismo. A vitamina A contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, além de atuar como antioxidante, protegendo nosso corpo da ação nociva do excesso de radicais livres. E também possui vitamina C, que atua como antioxidante e contribui para deixar o organismo mais forte para combater infecções ou outras doenças. A batata-doce contribui para manter o organismo livre de gripes e resfriados, uma vez que o alimento é fonte de agentes antioxidantes capazes de impedir ações que agridem o sistema imunológico.

17. Controla a glicemia

Boa notícia para quem tem diabetes. O consumo de batata-doce controla a glicemia e a secreção de insulina por ser um alimento de médio índice glicêmico. Por isso, os carboidratos da batata-doce são digeridos mais lentamente, levando ao aumento gradual da glicose no sangue e evitando picos de glicemia e insulina. Já as antocianinas protegem as células responsáveis pela produção de insulina do estresse oxidativo induzido pela glicose, o que faz bem para quem tem diabetes.

18. Controla a pressão arterial

Pode auxiliar no controle da pressão arterial por apresentar em sua composição sais minerais como zinco, cálcio, magnésio, ferro, manganês e potássio. A batata-doce cozida contém 148 mg de potássio a cada 100 gramas. Sabe-se que o mineral melhora o tônus vascular e ajuda na redução da pressão arterial.

19. Benefícios em estudo

Melhora a função cerebral: estudos realizados em animais mostraram que as antocianinas presentes nas batatas-doces roxas podem proteger o cérebro, reduzindo a inflamação e prevenindo os danos causados pelos radicais livres. Já em ratos, foram realizados testes com suplementação com extrato de batata-doce e comprovou-se que melhorou o aprendizado e a memória dos animais, devido as suas propriedades antioxidantes.

20. Formas de consumo

A batata-doce é bastante versátil e pode fazer parte de diversas receitas doces e salgadas, além de servir de acompanhamento de carnes ou complementos de saladas. Uma das formas mais conhecidas de consumo é batata-doce acompanhada com frango grelhado. Esse prato é bastante consumido por pessoas que gostam de praticar atividades físicas e buscam a combinação de proteínas com carboidratos para aumentar a massa muscular. Mas, ela também pode ser consumida como chips e em receitas como nhoque, macarrão, sopas, escondidinho, entre outras.

A forma do preparo do alimento também é importante: evite fritar ou adicionar produtos gordurosos, como manteiga para um purê. Opte por consumir assada ou cozida, temperada com azeite, salsinha, cebolinha e outras ervas. A batata-doce cozida em água (ebulição) retém mais betacaroteno e torna o nutriente mais absorvível do que em outros métodos de preparação. Cozinhar com a casca ajuda ainda mais a minimizar a perda de nutrientes, incluindo o betacaroteno e a vitamina C. Dessa forma, pode ser consumida em saladas ou para preparar um purê.

Outra forma de preparar é assando a batata-doce, mantendo a casca para preservar maior teor de fibra no alimento. É uma das formas mais saudáveis de preparação, desde que se utilize pouco óleo.

Como se vê, a batata-doce, além de ser importante fonte, entre outras, de vitaminas para uma vida mais saudável, ainda é importante manancial da medicina popular.

 

Pelo jornalista Jacó Carlos Diel

 

Fontes:

https://www.selecoes.com.br/saude/15-beneficios-da-batata-doce-que-voce-precisa-conhecer/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Batata-doce

https://www.google.com/search?gs_ssp=eJzj4tDP1TdIyTU2MmB0YPDiTkosAUKFlPzkVABVogcy&q=batata+doce&oq=batata+&aqs=chrome.3.69i57j46l3j0l2j46.17910j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/08/02/batata-doce-ajuda-a-emagrecer-entenda-os-beneficios-desse-alimento.htm

 


Por Jacó Carlos Diel
Por Jacó Carlos Diel

12 Mai 20 • 16 min


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