X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Fácil Alimentos - Blog Fácil Alimentos - Blog

Matéria

Filtrar
Agronegócios
Economia
Empreendedorismo
Logística
Mercado
Produção
Serviços
Tecnologia

Benefícios do Pêssego

O pêssego é rico em vitamina A e C e também apresenta as vitaminas K e E. Abundante em sais minerais como o ferro, potássio, sódio, fósforo, iodo, cobre, manganês, carboidratos, fibras e cálcio

Publicado em
  • Compartilhe:

Além de ser uma fruta deliciosa, o pêssego tem inúmeras qualidades, que proporcionam muitos benefícios à saúde humana. Por isso, é importante que não seja ignorado, mas incluído no cardápio da alimentação do dia a dia, que até serve de cosmético para a pele. O pêssego pode ser consumido em forma de suco, geleia, doces,  bolos, compotas, tortas, pêssego desidratado e ao natural (a melhor forma).

Vitaminas e minerais

O pêssego é rico em vitamina A e C e também apresenta as vitaminas K e E. Abundante em sais minerais como o ferro, potássio, sódio, fósforo, iodo, cobre, manganês, carboidratos, fibras e cálcio. Fonte de vitaminas, minerais, antioxidantes e outros conteúdos químicos, os pêssegos são muito parecidos nutricionalmente com outros membros da sua família, como as ameixas, nectarinas e amêndoas.

Pele de pêssego

Outro importante benefício do pêssego é muito conhecido através da frase “pele de pêssego”. E realmente, quando esmagados, os pêssegos podem ser usados como cosmético caseiro para o cuidado do rosto.

Focando nos benefícios do pêssego, devemos sempre salientar a casca (pele), que é a parte que — como na grande maioria das frutas — contém mais minerais e vitaminas. Evidentemente, nem todo mundo gosta de comer a casca do pêssego (pelos muitos “pelinhos” que, de fato, incomodam). Para aqueles que aguentarem comer, no entanto, os benefícios são notórios.

Benefícios para a saúde

1. Fonte abundante de antioxidantes e fibras. Entre os antioxidantes, o destaque é para o ácido clorogênico, que funciona como anti-inflamatório no organismo. As fibras são excelentes auxiliares na digestão e previnem a constipação;

2. Grande aliado na prevenção da diabetes e da obesidade, pelos seus compostos de bioativos;

3. Efeito prático do consumo regular do pêssego, é deixar a pela mais saudável. Tanto que é usado em alguns cosméticos;

4. Por produzir efeito positivo sobre o couro cabeludo, ameniza a queda dos cabelos;

5. Conhecido por alguns especialistas em nutrição como o “fruto da calma”, por agir na redução da ansiedade e do estresse;

6. Como contém selênio, ajuda na prevenção do câncer:

7. Produz efeitos diuréticos, limpando os rins, o fígado e a bexiga;

8. Pode amenizar dores de estômago;

9. Pelo betacaroteno, melhora a saúde ocular e a visão.

10. Atua na fortificação dos ossos e dentes.

Dicas 

Por ser uma fruta delicada, suculenta e de casca fina, é recorrente o uso de agrotóxicos fortes na produção do pêssego. Por isso, o ideal é procurar ingerir pêssegos orgânicos, que além de serem livres de toxinas são muito mais saborosos.

A). Na impossibilidade de consumir um produto orgânico, é importante lavar bem a fruta antes do consumo, com água e sabão.

B). Também por sua delicadeza, o pêssego requer ser armazenado na geladeira.

C). Pêssegos em calda, apesar de serem mais duráveis, não são recomendados para quem quer perder peso, pois qualquer alimento em calda possui alta adição de açúcar.

D). Se o seu foco é o emagrecimento, é importante manter uma dieta balanceada e rica em nutrientes diversos, além do consumo de água e da prática de exercício físico.

 

 

JCD/FONTES:

https://www.mundoboaforma.com.br/10-beneficios-do-pessego-para-que-serve-e-propriedades/

http://www.caminhodovinho.tur.br/beneficios-do-pessego/


Por Jacó Carlos Diel
Por Jacó Carlos Diel

03 Ago 20 • 5 min


Qual a tua avaliação deste artigo?

Leia também