BERINJELA

A queridinha dos vegetarianos!

Publicado em

    A berinjela é uma planta cuja origem é asiática, tendo sido cultivada na Índia e no sul da China há pelo menos dois mil anos.

    A planta pode atingir de 40 cm a mais de dois metros de altura e seus frutos podem ter diversos tamanhos, formatos e cores, embora os mais cultivados sejam roxo-escuros. O fruto é a única parte comestível da planta, pois suas folhas e flores contêm o alcaloide tóxico solanina. É um fruto que pode ser alongado ou arredondado, sua casca é arroxeada, tem uma polpa branca e carnuda, que possui algumas sementes suaves.

    As berinjelas, assim como os tomates, as pimentas e os pepinos, são plantas solanaceas, uma família do reino vegetal que se dá bem em temperaturas mais quentes e secas, não suportando frio extremo, geadas e nem excesso de umidade, é uma planta tropical que necessita de temperaturas acima de 20°C para se desenvolver bem. Por esse motivo, a época entre os meses de agosto e fevereiro é ideal para o cultivo dessas delícias em todo o Brasil.

BeringelaBeringelaBeringelaBeringela

    Os frutos são colhidos quando estão bem desenvolvidos, lustrosos, lisos e com cor brilhante, antes de se tornarem opacos e começarem a enrugar, ocasião em que suas sementes começam a endurecer e a escurecer. Os frutos devem ser manuseados com cuidado para não sofrerem ferimentos que podem apressar muito sua deterioração.

    Ela é uma das estrelas do mês de junho no Brasil. Seu reinado vai até o final de julho e, até lá, ela está em abundância em todos os mercados. Queridinha dos vegetarianos, a berinjela é versátil, tem poucas calorias e faz muito bem à saúde!

    Para os apaixonados por gastronomia e horta em casa a mini berinjela se diferencia pelo tamanho pequeno e coloração roxa com listras brancas. No sabor, é uma variedade adocicada e agradável, sendo perfeita até mesmo para quem não tem costume de comer berinjelas no dia a dia. Ela pode ser cultivada em estufas, túneis e em campo aberto e é altamente produtiva, também é possível cultivá-la em vasos, desde que eles tenham profundidade mínima de 40cm e que a adubação seja realizada frequentemente.

Referências:
Como plantar berinjela. Disponível em: https://hortas.info
É tempo de berinjela! Disponível em: https://vamoscomermelhor.com.br


Deixe um comentário