BRÓCOLIS: ele tem se tornado cada vez mais popular.

O brócolis vem deixando o estereótipo de inimigo das crianças e sendo incorporado aos cardápios de escolas, restaurantes e cozinhas de grandes chefs!

Publicado em
BRÓCOLIS: ele tem se tornado cada vez mais popular.

   Além de saboroso, o brócolis é um alimento rico em proteína, Ferro, Cálcio, vitaminas, minerais e bioflavonóides, ou seja, um produto essencial para quem busca uma alimentação saudável e rica em nutrientes.

   O brócolis é um alimento que tem se tornado cada vez mais popular, deixando o estereótipo de inimigo das crianças e sendo incorporado aos cardápios de escolas, restaurantes e até mesmo à cozinhas de grandes chefs. Os brócolis são consumidos de variadas maneiras. É muito apreciado em cozidos, grelhados e como um ingrediente de várias receitas, tais como suflês, sopas, tortas, bolos e refogados. 

   Quando cozidos em excesso os brócolis perdem grande parte de seus nutrientes e sua textura também é alterada. O ideal é cozinhá-los em vapor ou em panela tampada contendo pouca água, por pouco tempo. Assim manterá todas as suas propriedades benéficas a saúde.  Os brócolis são alimentos muito perecíveis e, portanto devem ser guardados em sacos plásticos e mantidos sob refrigeração (geladeira) por no máximo uma semana.

  É uma planta da mesma espécie da couve e do repolho, mas que foi selecionada para o consumo de seus botões florais. Estes são colhidos quando as flores estão ainda fechadas, e são consumidos geralmente cozidos, embora também possam ser consumidos crus.

   O brócolis é um alimento de baixo custo de produção, portanto, pode ser uma oportunidade para quem pretende começar a investir em plantação orgânica. Aqui no Brasil existem dois tipos de brócolis que fazem sucesso com o público consumidor, o brócolis tipo ninja ou brócolis-de-cabeça-única (comercializado em algumas regiões com o nome de brócolis-ninja, brócolis-japonês ou brócolis-americano) e o brócolis de rama, que desenvolve pequenas inflorescências laterais.

   Apesar dos nomes utilizados no comércio, os brócolis são plantas de origem europeia, da região do mediterrâneo.

   O brócolis de rama é mais rentável para o produtor brasileiro, pois tem maior aceitação no mercado, é mais saborosa e produtiva, e oferece várias colheitas ao agricultor. As principais áreas da cultura estão localizadas nas proximidades ou na própria região onde é vendido.

  O clima ameno é o mais adequado para o brócolis, mas com o melhoramento genético nas últimas décadas surgiram novas cultivares e híbridos que permitem o plantio o ano todo. No entanto, é bom evitar colheita sob temperaturas quentes e o excesso de chuvas no período de formação da inflorescência.

   O tempo de colheita varia entre os tipos de brócolis, o brócolis do tipo ninja pode ser colhido entre 75 e 100 dias após a semeadura. Já os do tipo ramoso tem um período mais curto para a colheita, variando entre 60 e 90 dias. O brócolis de rama oferece a vantagem de ser mais produtivo, pois possui inflorescências em intervalos de 5 a 10 dias até o final da floração, rendendo mais que o brócolis de cabeça.

 

REFERÊNCIAS:
Como plantar brócolis. Disponível em: https://revistagloborural.globo.com/vida-na-fazenda/como-plantar/noticia/2018/04/como-plantar-brocolis.html
Tudo que Você Precisa Saber para Plantar Brócolis Orgânico. Disponível em: http://thiagoorganico.com/como-plantar-brocolis-organico/
Como plantar brócolis. Disponível em: https://hortas.info/como-plantar-brocolis
Horta - Como plantar Brócolis. Disponível em: https://www.cpt.com.br/

Deixe um comentário