X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Fácil Alimentos - Blog Fácil Alimentos - Blog

Matéria

Filtrar
Agronegócios
Economia
Empreendedorismo
Logística
Mercado
Produção
Serviços
Tecnologia

Buriti: minha terra tem palmeira!

O buriti é muito usado pela indústria da beleza mas também tem seus benefícios consumido como fruta!

Publicado em
  • Compartilhe:

O Mauritia Flexuosa, conhecido por buriti, muriti, mirtiti, ou palmeira-dos-brejos é uma espécie de palmeira originária da América do Sul, encontrada nas regiões do cerrado e pantanal, incluindo a Amazônia.

Os frutos são drupas de cor marrom-avermelhada, com média de 4 a 5 cm de comprimento, sua casca é formada de escamas típicas e sua polpa é avermelhada ou amarela. 

Benefícios

Os frutos de buriti são saborosos e oferecem muitos nutrientes benéficos para a saúde, assim como o seu óleo. Tem poder antioxidante, evita doenças cardíacas e rejuvenesce; Tem ação antibacteriana e vermífuga; Hidrata o cabelo, cuida da pele e evita a doença de Psoríase.

Cultivo e mercado

O buriti floresce quase o ano inteiro, mas nos meses de abril a agosto produz em abundância. Segundo dados da Embrapa, cada cacho produz de 400 a 500 frutos por ano.

Os buritis machos produzem cachos que apenas resultam em flores; já no caso das fêmeas, as flores se transformam em frutos. Ainda assim, é preciso um ano para que os frutos estejam maduros e prontos para colher nos meses de dezembro e fevereiro.

A palmeira do buriti pode alcançar até 30 metros de altura e ter um caule com espessura de até 50 cm de diâmetro.

O Buriti pode ser consumido em sua forma natural, também na forma de polpas, sucos, doces e sorvetes. Do seu fruto é possível retirar um óleo que tem valor medicinal muito usado em cremes, sabonetes e xampus, por apresentar ação antibacteriana, vermífuga e funcionar como um hidrante.

 

Referências:

Produção de buriti. Disponível em: https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/agroenergia/arvore/CONT000fbl23vmz02wx5eo0sawqe3flbr6im.html

Benefícios do buriti. Disponível em: https://www.tuasaude.com/buriti/

Buriti. Disponível em: https://todafruta.com.br/buriti/

Sobre o buriti e cultivo. Disponível em: http://www.cerratinga.org.br/buriti/


Por Thaíse Pires
Por Thaíse Pires

25 Fev 21 • 3 min


Qual a tua avaliação deste artigo?

Leia também