X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Fácil Alimentos - Blog Fácil Alimentos - Blog

Matéria

Filtrar
Agronegócios
Economia
Empreendedorismo
Logística
Mercado
Produção
Serviços
Tecnologia

CACAU: o fruto que faz chocolate!

Mas e o fruto in natura você conhece?

Publicado em
  • Compartilhe:

     Fruto do cacaueiro, originado da Amazônia. O cacau é utilizado principalmente na produção do tão consumido chocolate!

     O cacaueiro pode ter um tamanho entre 6 e 12 metros de altura. Suas folhas tem em média 30cm de comprimento, as sementes são transformadas em pó de cacau, manteiga de cacau e chocolate, as flores crescem em cachos no tronco, suas cores podem ser brancas, rosadas, amarelas ou vermelhas, dependendo de sua espécie. Os frutos variam do amarelo brilhante ao roxo escuro e amadurecem em menos de seis meses. No geral, a polpa do cacau pode ser usada em forma de sucos, e doces como bolos e sorvetes. Suas sementes são usadas na preparação de chocolate caseiro ou industrializado.

     Benefícios: O cacau in natura pode auxiliar pessoas com diabetes pois está relacionado com melhora na ação da insulina. Além de alimentos, o cacau também tem utilidade para a medicina, as sementes em forma de suco auxiliam para o controle da pressão arterial, prisão de ventre e desânimo. Suas folhas, em forma de chá, aliviam dores no peito. Por ser rico em flavonoides e antioxidantes também ajuda a evitar problemas cardíacos e ainda ajuda a regular os níveis de colesterol e pressão arterial. O triptofano encontrado na fruta é um aminoácido responsável pela produção de serotonina, melhorando assim o humor.

     Cultivo: O cacaueiro é de clima quente e úmido com chuvas abundantes que ultrapassam os 2.500 mm, para plantar dê preferência para um solo argilo-arenoso e que fique em uma temperatura quente em torno de 25-28ºc. Bananeiras, palmeiras ou seringueiras são plantadas junto com os cacaueiros para dar sombra e proteção contra o vento.

     As variedades do cacau podem ser agrupadas em três divisões gerais: forastero, criollo e trinitário. A forastero é a mais cultivada no Brasil e no mundo. No Estado da Bahia, o cacaueiro dá duas colheitas principais: a "temporão" que vai de março a julho e a da "safra", entre setembro e novembro. Fora dessas épocas ele produz frutos separados, essa colheita recebe o nome de "catagem". O cacau começa a produzir no segundo ano após o plantio.

     Mercado: A Costa do Marfim produz cerca de 1,43 milhões de ton de cacau por ano, é o maior produtor do mundo, seguida por Gana com 859 mil toneladas e Indonésia com 728 mil toneladas.

     O Brasil está em 4º lugar, produzindo um total de 274 mil toneladas por ano. O estado do Pará lidera a produção de cacau no Brasil, com uma produção em média de 911 ha, bem acima da média nacional que é de 500 ha. O Estado da Bahia, segundo maior produtor do país, produz apenas 250 ha. Esse cacau é exportado para países da Europa e Ásia.

 

 

Referências:
Produtores de cacau no mundo, disponível em: https://culturadealgibeira.wordpress.com/2020/05/18/os-seis-paises-com-maior-producao-de-cacau-no-mundo/
Pará, o maior produtor de cacau do Brasil. Disponível em: https://redepara.com.br/Noticia/204815/para-e-o-maior-produtor-de-cacau-do-brasil
Utilidades do cacau. Disponível em: https://www.coisasdaroca.com/alimentos/cacau.html
Cultivo do cacau. Disponível em: http://www.criareplantar.com.br/agricultura/lerTexto.php?categoria=38&id=617
Benefícios do cacau. Disponível em: https://www.maxipopular.com.br/confira-todos-os-beneficios-do-cacau

Por Thaíse Pires
Por Thaíse Pires

02 Dez 20 • 5 min


Qual a tua avaliação deste artigo?

Leia também