X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Fácil Alimentos - Blog Fácil Alimentos - Blog

Matéria

Filtrar
Agronegócios
Economia
Empreendedorismo
Logística
Mercado
Produção
Serviços
Tecnologia

CAJÁ: frutinha exótica pequena que vem de uma árvore muito grande!

O cajazeira pode alcançar até 25m de altura, por isso a colheita é na verdade a coleta dos frutos que caem naturalmente.

Publicado em
  • Compartilhe:

O fruto da árvore cajazeira é chamado de fruta cajá. Além disso, também pode aparecer nas variações cajá manga, taperibá tapiriba, cajazinha, ambaró e ambaló entre outros. O cajá é uma fruta originária das regiões tropicais da América, muito comum no Brasil, especialmente na região Nordeste. 

O termo cajá é derivado de aka’yá, uma palavra da língua tupi. Já a variação cajá mirim, em contrapartida, é oriunda de um termo da língua tupi para designar um fruto pequeno.

A fruta de cor amarelada possui uma polpa saborosa, porém um pouco azeda. A sua árvore, a Cajazeira, tem um porte de 25m de altura, e se adapta bem aos climas úmidos e quentes.

O cajá pode ser consumido em sua forma natural e adicionado em sobremesas, picolés, sorvetes, saladas de frutas ou sucos. A polpa congelada de cajá conserva os nutrientes da fruta, é uma bebida deliciosa e pode ser preparada com leite ou com água, como você preferir.

Benefícios: a fruta cajá possui boa fonte de nutrientes, rica em vitamina A e minerais como ferro e cálcio. Ajuda a prevenir a anemia, fortalece os ossos e previne doenças cardíacas. O fruto da cajazeira também apresenta fibras, responsáveis por aumentar a sensação de saciedade. O cajá também é pobre em calorias, podendo ser adotado em dietas de emagrecimento.

Cultivo e produção: Geralmente o plantio é feito em solos profundos e drenados, a época de colheita do cajá depende do estado, podendo ser de fevereiro a maio na Bahia ou de maio a junho na Paraíba, a colheita só é realizada a partir do terceiro ano de plantio, no quarto ano a árvore se torna adulta. Em geral, os estados produtores variam entre si os períodos de safras. Contudo, é comum que os períodos ocorram no primeiro semestre do ano. Para ter uma ideia, uma única árvore pode produzir em torno de 1000 kg de frutos. A planta apresenta boa adaptação às condições climáticas típicas do nordeste do Brasil. Assim, a produção do fruto na região ocorre de modo silvestre, ou seja, com colheitas manuais das frutas maduras que caem dos galhos. Essa árvore pode alcançar até 25 metros de altura.

O maior produtor de cajá do país é o estado da Paraíba com uma produtividade de 21,8 t/ha e produz 456 mil toneladas em todo o Nordeste, o estado do RN conta com uma produção mensal de 20 mil kg que abastece todo o mercado local e os estados vizinhos.

 

 

Referências

Benefícios do Cajá. Disponível em: https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/caja-descubra-6-beneficios-poderosos-dessa-fruta-para-a-sua-saude_a4972/1

Cajá. Disponível em:http://www.cerratinga.org.br/caja/

Produção do Cajá. Disponível em: https://www.grupocultivar.com.br/ativemanager/uploads/arquivos/artigos/Fruteira_potencial_caja.pdf

Cajá, frutinha amarelada e exótica, é encontrada em vários cantos do país. Disponível em: https://agro20.com.br/caja/

 

 


Por Thaíse Pires
Por Thaíse Pires

09 Jul 21 • 5 min


Qual a tua avaliação deste artigo?

Leia também