X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Fácil Alimentos - Blog Fácil Alimentos - Blog

Matéria

Filtrar
Agronegócios
Economia
Empreendedorismo
Logística
Mercado
Produção
Serviços
Tecnologia

Cana-de-açúcar: do caldo ao combustível

O Brasil é o maior produtor mundial de cana!

Publicado em
  • Compartilhe:

A cana-de-açúcar nos oferece o açúcar, que é essencial para a alimentação, e o álcool, que pode estar presente nas bebidas como a cachaça e o vinho, ou pode ser transformado em combustível, conhecido como etanol.

A cana teve sua origem nas regiões tropicais do Sul e Sudeste da Ásia e com o tempo foram espalhadas pelo resto do mundo.

Benefícios: a cana é rica em nutrientes e também possui ação antioxidante, combatendo os radicais e protegendo o corpo de doenças, evitando até mesmo câncer, além de retardar o envelhecimento. É também indicada para consumo em dias quentes pois hidrata o corpo. O melado de cana nos traz mais nutrientes (cálcio, ferro e magnésio). Ele é um xarope produzido a partir da evaporação do caldo de cana, e pode ser um substituto do açúcar, sendo assim um adoçante natural. Os benefícios do melado de cana são: Controle da pressão arterial, evita e combate a anemia, previne osteoporose e fortalece os ossos.

Cultivo: Sua planta é fina e suas folhas podem chegar a até 6m de altura. A altura que a cana pode chegar depende da quantidade de sol que ela recebe. Ela pode se desenvolver até em solos que não são ricos em nutrientes. A cana produzida hoje é resultado de diversas melhorias genéticas feitas através do cruzamento de suas espécies.

Mercado: Segundo FAO, o Brasil é o maior produtor de cana-de-açúcar com cerca de 719 milhões de toneladas. Seguido pelos países da Índia com 277 milhões de toneladas e China com 111 milhões de toneladas. Dá para notar que juntando a produção desses 3 países se obtém dois terços da produção total mundial (23 mi/ha) que soma um total de 15 milhões de hectares cultivados.ares cultivados.

 

 


Por Thaíse Pires
Por Thaíse Pires

18 Fev 21 • 3 min


Qual a tua avaliação deste artigo?

Leia também