Caqui

O período de produção da fruta no Brasil se estende de fevereiro a julho, com pico nos meses de abril e maio.

Publicado em
Caqui

 O caquizeiro (Diaspyros kaki) é um fruto delicado e degustado basicamente “in-natura”, concentrando boas quantidades de vitaminas A, B e C. O teor de açúcar, que varia entre 14 e 18%, supera o da maioria das frutas.

  O período de produção da fruta no Brasil se estende de fevereiro a julho, com pico nos meses de abril e maio. O produtor deve estar atento aos custos de produção, pois essa concentração de safra, em um período muito curto, promove forte depressão nos preços, comprometendo a rentabilidade da cultura.

   Frutífera da família Ebenaceae de origem asiática, cujas folhas caem no outono-inverno. Suas plantas são arbóreas, rústicas, produtivas e de alta capacidade de adaptação climática. Em agosto, as plantas brotam e florescem abundantemente.

    A cor da casca varia de amarelo a vermelho. A polpa é, geralmente, amarelada, mas pode variar, em certos casos, em função da presença ou não de sementes. O fruto verde é rico em tanino – o maduro não apresenta acidez e é rico em amido, açúcares, sais minerais e vitaminas A e C.

    O caquizeiro entra em frutificação a partir do terceiro ano e daí em diante a produção vai crescendo progressivamente, até por volta do 15º ano, quando praticamente se estabiliza. De modo geral, uma planta adulta, em pomares bem conduzidos, produz de 100 a 150 kg de frutos por ano.

    A produção de caqui no Brasil se destina, na sua quase totalidade, ao consumo da fruta fresca. O caqui, além do consumo natural, pode ser usado tanto para preparo de passa, como para a elaboração de vinagre.

   Os principais produtores mundiais de caqui são: Japão, China, Israel, Brasil, Itália e França. O caquizeiro é cultivado no Brasil principalmente nas regiões Sul e Sudeste, com destaque para os Estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e nas regiões Sul de Minas Gerais.

Referências: 
O cultivo e o mercado do caqui. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/
A Cultura do Caqui. Disponível em: https://www.sabernarede.com.br/a-cultura-do-caqui/
Centro de Frutas: Caqui. Disponível em: http://www.iac.sp.gov.br/areasdepesquisa/frutas/frutiferas_cont.php?nome=C


Deixe um comentário