X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Fácil Alimentos - Blog Fácil Alimentos - Blog

Matéria

Filtrar
Agronegócios
Economia
Empreendedorismo
Logística
Mercado
Produção
Serviços
Tecnologia

CARAMBOLA: a fruta estrela!

Fruta tropical suculenta e linda para decorar e dar aquele charme aos pratos!

Publicado em
  • Compartilhe:

A caramboleira, árvore que tem origem indiana, dá o fruto que conhecemos como carambola. A árvore possui flores brancas e é muito conhecida principalmente na China. Nos Estados Unidos, a carambola é chamada de "fruta-estrela", devido ao seu formato quando cortada que lembra uma estrela. Este formato faz da carambola uma fruta que decora pratos e drinks dando um charme especial.

A carambola além de ser saborosa, é rica em sais minerais, é fonte de vitaminas A, C e do complexo B, e contém baixas calorias. A carambola fornece diversos benefícios para a saúde tais como: combate o colesterol, ajuda a combater a febre e diarreia e diminui o inchaço. Mas não deve ser consumida em excesso por causa da alta concentração de oxalatos.

Cultivo e mercado: A árvore da carambola, deve ser cultivada em um ambiente com bastante luz solar, de preferência em solo seco e rico em matéria orgânica. Quando for semear, não afunda as sementes mais do que 2 cm de profundidade, senão elas podem acabar apodrecendo antes de começar a se desenvolver.

A produtividade da caramboleira varia entre 15 e 45 t/ha de acordo com a idade da planta e cuidados, podendo chegar a até 60 t/ha. A fruta é cultivada principalmente durante os meses de junho, julho e agosto, mas algumas vezes durante o ano todo. De maneira geral, a caramboleira frutifica de forma rápida, as mudas de suas sementes começam a produzir frutos a partir do 3º ano de plantio, bem quando uma boa parte do seus frutos encontram-se amarelados.

De acordo com dados do MNS European Fruits and Vegetables Report (ITC) os principais produtores mundiais de carambola no mundo são Malásia, Israel e Tailândia. 

No Brasil, a área de cultivo de carambola pode ter chegado a aproximadamente 300 ha, cultivado no estado de São Paulo, onde o volume de comercialização da fruta na CEAGESP chega a 2.000 t/ano.

Consumo: As formas de consumo de carambola são variadas e típicas de cada região. Geralmente as frutas maduras são utilizadas em saladas, sucos, no preparo de geléias, gelatinas e caldas, e o suco da fruta é utilizado como tempero. A carambola ocasionalmente é usada para limpeza (o suco de fruta é usado para remover manchas) e polimento de metais.

 

Referências:
Como plantar carambola. Disponível em: https://minhasplantas.com.br/plantas/carambola
Carambola. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/6439-carambola.html
Carambola. Disponível em: https://www.infoescola.com/frutas/carambola
Mais sobre o cultivo da carambola e produção. A cultura da carambola, por Débora Costa Bastos). Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.vphp?script=sci_arttext&pid=S0100-29452004000200001
Benefícios da carambola. Disponível em: https://www.tuasaude.com/beneficios-da-carambola/






 


Por Thaíse Pires
Por Thaíse Pires

06 Jan 21 • 4 min


Qual a tua avaliação deste artigo?

Leia também