X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Fácil Alimentos - Blog Fácil Alimentos - Blog

Matéria

Filtrar
Agronegócios
Economia
Empreendedorismo
Logística
Mercado
Produção
Serviços
Tecnologia

CEBOLA: Sua origem e seu destino!

Além do alimento, um dos remédios mais antigos da civilização!

Publicado em
  • Compartilhe:

A Cebola (Allium cepa) tem seu centro de origem segundo a maioria dos botânicos, na Ásia Central. Esta região foi assim considerada devido à grande diversidade de invasoras do gênero Allium encontrada nessa área. Sendo utilizada desde os tempos mais remotos nas mais variadas preparações culinárias e na medicina popular. Sabe-se que era muito consumida por gregos, romanos, egípcios e persas. E segundo os franceses é um excelente condimento, um tempero universal.

É também um dos remédios mais antigos da civilização, sendo conhecida na antiga Mesopotâmia como cura para todos os males. Ela está presente em vários rituais para a saúde e desde a antiguidade, era usada em túmulos dos faraós e diversas formas para a manutenção da saúde ou alívio de enfermidades. A cebola apresenta propriedades medicinais, especialmente na inibição da ação de alguns microorganismos, ação hipoglicêmica e protetora da arteriosclerose, na alimentação é um excelente condimento pois aumenta a digestibilidade dos alimentos ingeridos, enquanto os bulbos desenvolvidos são utilizados crus em saladas ou cozidos juntamente com outros alimentos.

A cultura da cebola Allium cepa L. é de extrema importância entre as hortaliças cultivadas no Brasil. Em algumas regiões dos estados de São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina representa a principal atividade econômica. 

Ela pode ser branca ou roxa. As cascas servem para proteger, devendo ser retiradas e descartadas. Na hora da compra escolha cebola com casca brilhante e intacta - lisa e sem depressões. A cebola também deve estar firme: apertando sua extremidade superior com o polegar, se a cebola estiver "fofa" isso significa que está estragada. Se ao cortar uma cebola ao meio,verificar que o centro dela está escurecido e viscoso,isso também indica deterioração e a cebola não deve ser consumida.

 

REFERÊNCIAS

Cebola desde a antiguidade presente na alimentação e rituais de saúde. Disponível em: https://www.coisasdaroca.com/alimentos/cebola.html

Cultivo da Cebola  no Nordeste. Disponível em: http://www.cpatsa.embrapa.br:8080/sistema_producao/spcebola/botanica.htm

Aspectos Morfo-Fisiológicos da Cebola. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cr/a/Fyt3QkMYthf9yRkC3TqGnsG/?lang=pt

Cebola roxa. Disponível em: http://www.ceasacampinas.com.br/dicas/cebola-roxa

 

 


Por Thaíse Pires
Por Thaíse Pires

26 Nov 21 • 4 min


Qual a tua avaliação deste artigo?

Leia também