A DOCE CENOURA

A principal hortaliça raiz comestível!

Publicado em
A DOCE CENOURA

     A cenoura é a quinta hortaliça mais consumida pelos brasileiros, seja in natura ou processada - cortada e/ou congelada. É a principal hortaliça em que a parte comestível é a raiz, possui elevado teor em caroteno (provitamina A) e possui ainda as vitaminas B1, B2, B5, C, além de cálcio, sódio e potássio.

     Ela conquistou o paladar dos consumidores por seu sabor doce e agradável e pela versatilidade no consumo, o que têm impulsionado a comercialização no país e atraído cada vez mais produtores rurais.

     É consumida na forma de salada, em conserva, cozida ou ainda no preparo de acompanhamentos, sopas, sucos e bolos. Uma tendência recente é o consumo da cenoura do tipo “Baby” como lanche ou petisco, buscando estimular o consumo da hortaliça principalmente pelas crianças.

     A DOCE CENOURAA DOCE CENOURAA DOCE CENOURA  

Vale lembrar também que as folhas da cenoura são comestíveis e muito saborosas para o consumo.

     Segundo a Embrapa, quase 20% da produção de cenouras são consideradas pequenas ou finas demais para o mercado e são vendidas por preços menores ou descartadas. Por isso a empresa lançou um equipamento onde as cenouras são picadas em pedaços pequenos e depois torneados, produzindo assim a cenoura “baby”.

     A produção de cenoura é de aproximadamente 760 mil toneladas ao ano. O cultivo da hortaliça no Brasil se concentra nos estados de Minas Gerais (onde mais da metade da produção brasileira de cenouras é colhida), São Paulo, Paraná e Bahia.

     Nos anos 80 se colhia por hectare 15 toneladas de cenoura e o plantio era concentrado nas regiões Sul e Sudeste, no período de inverno. Hoje este número dobrou, a profissionalização dos horticultores foi decisiva para o acréscimo de toneladas por hectare. O solo do Cerrado não apresentava as mesmas condições de fertilidade natural das lavouras do Sul e do Sudeste. Isso exigiu que os produtores dominassem as técnicas de calagem e de adubação da região. As novas cultivares possibilitaram o cultivo no verão e o deslocamento da produção para outras regiões, como São Gotardo (MG) e Irecê (BA) que hoje colhem em média 100 toneladas por hectare.

     A indústria sementeira investe constantemente em pesquisas para encontrar variedades que se adaptem às mais diferentes estações do ano e locais de plantio, proporcionando ao produtor a obtenção de um produto melhor e ainda mais rentável.

     O país mais populoso do planeta é a China e tem, atualmente, 1,4 bilhões de pessoas. Ela produz 31% do volume mundial de cenoura. Produz mais de 15 milhões de toneladas. A segunda posição é ocupada pela Rússia, com quase 2 milhões de toneladas e a terceira pelos Estados Unidos, com 1,5 milhão de toneladas. O Brasil ocupa o quinto lugar com uma produção anual próxima de 760 mil toneladas em uma área de 24 mil hectares.

 A DOCE CENOURAA DOCE CENOURAA DOCE CENOURA  

Cenouras 'baby'. Disponível em: https://economia.uol.com.br/agronegocio
CENOURA. Disponível em: https://www.cepea.esalq.usp.br
O QUE É QUE HÁ VELHINHO? Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br
Produção de cenoura contribui para a lucratividade dos agricultores. Disponível em: http://www.sna.agr.br
CENOURA: Produção, mercado e preços. Disponível em: http://www.ceasa.pr.gov.br

Deixe um comentário