- Compartilhe:
O Secale cereale conhecido como centeio é um cereal da família Poaceae que cresce bem em clima frio e solo pouco fértil. Ele é semelhante ao trigo mas produz sementes comestíveis. A planta tem no máximo 2m de altura e seu caule é oval e vazio, as folhas verde-azuladas não são tão longas e sua textura é áspera, na ponta do caule a espiga, que contém as sementes, tem entre 7,5 e 15 centímetros de comprimento, contendo duas ou mais fileiras de sementes.
Benefícios: O centeio traz um grande valor nutricional, é rico em minerais como fósforo, cobre e magnésio, além de apresentar uma boa fonte de vitamina B, ajudar na digestão; controlar níveis de açúcar e colesterol no sangue e aumentar a imunidade do organismo.
Cultivo e uso: O cultivo do centeio pode acontecer em solos levemente ácidos, reage bem a climas mais secos e frios. No Brasil o centeio virou uma cultura alternativa, pode ser plantado sozinho ou com outras espécies. O centeio pode passar por um processo de industrialização onde suas sementes são moídas e viram farinha, usada para fazer pães e biscoitos. Também pode substituir a cevada na fabricação da cerveja. E serve de alimento para o gado, a planta é usada para fazer uma palha resistente na qual os animais se deitam e também é usada para produzir colchões, chapéus e papel.
Cuidado: Às vezes, um fungo venenoso chamado esporão-do-centeio ataca as plantações. Ele forma massas duras e pretas, muito parecida com os grãos, nas plantas. Pessoas ou animais que comem centeio com o esporão podem adoecer e até morrer. A intoxicação pelo esporão pode causar alucinações, vômito e calafrios, além de danos a órgãos do corpo.
Produção e mercado: Os maiores produtores de centeio são Polônia, Rússia e Alemanha. No Brasil, a produção de centeio chega a aproximadamente 7.5 mil hectares com produtividade média de grãos de 1.330 kg/ha.
No ponto de vista mundial, o centeio é considerado um nicho de mercado, em que demanda e oferta estão concentradas em uma mesma região. No mercado brasileiro, o cereal também assume estas características, com uma demanda restrita e direcionada à produção de panificáveis.
Referências:
Sobre o centeio. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/artigo/centeio/482412
Sobre o centeio e o cultivo. Disponível em: https://www.infoescola.com/plantas/centeio/
Mais sobre o mercado. Disponível em: http://www.cnpt.embrapa.br/biblio/do/p_do142_5.htm
Produção Disponível em: http://www.cnpt.embrapa.br/publicacoes/sist-prod/centeio02/centeio1.htm
Benefícios do centeio. Disponível em: https://www.activiadanone.com.br/centeio-para-uma-vida-mais-saudavel/

04 Fev 21 • 4 min