X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Fácil Alimentos - Blog Fácil Alimentos - Blog

Matéria

Filtrar
Agronegócios
Economia
Empreendedorismo
Logística
Mercado
Produção
Serviços
Tecnologia

CEREJA: da mais bela planta florida nasce uma frutinha tão singular!

De origem asiática, a cerejeira é uma planta do frio!

Publicado em
  • Compartilhe:

De origem asiática, a cereja é uma fruta que possui formato arredondado e sua coloração pode ir do laranja passando pelo vermelho e podendo chegar até a cor púrpura, e que varia de tamanho também, pequena a grande. Quanto ao sabor, existem dois tipos diferentes de cereja, elas podem ser doces (Prunus avium) ou ácidas (Prunus cerasus). 

 

Benefícios: Rica em vitaminas e minerais, a cereja é muito apreciada por trazer benefícios à saúde, tais como: a vitamina C que traz a capacidade de combater inflamações no organismo; as antocianinas que protegem o intestino evitando câncer de cólon e estômago; além da melhora da saúde da pele, olhos, unhas e cabelos, por ser rica em betacaroteno. 

 

Cultivo e Mercado: A cerejeira leva de sete ou oito anos para dar frutos e são colhidas maduras no final do verão e início do inverno. A cereja é uma fruta de clima temperado e não se adapta em lugares que são quentes o ano inteiro, é uma planta recomendada para épocas de invernos mais frios. Para plantar uma cerejeira é necessário uma área onde haja sol e bastante sombra, com solo fértil e profundo para que a árvore possa crescer melhor. Para fins decorativos pode-se cultivá-la dentro de um vaso com muito cuidado para mantê-la em uma condição ideal, definindo seu crescimento. 

 

Mercado: No mundo são produzidas mais de 2 milhões de toneladas de cereja por ano. Os maiores produtores mundiais de cereja são: a Turquia com cerca de 600 mil toneladas, os EUA com cerca de 300 mil toneladas e o Irã cerca de 220 mil toneladas. No Brasil não há cultivo comercial pois ainda não foram desenvolvidas variedades adaptadas ao nosso clima, aqui a  comercialização é realizada por meio da importação da Argentina e do Chile.

As cerejas doces são comercializadas ao natural, porém seu preço é elevado, pois passa por um procedimento especial de conservação. As cerejas ácidas podem ser consumidas ao natural, mas também podem ser servidas em sobremesas e doces. No geral, cerejas são usadas para preparar licores, vinhos, sucos (como o Kirsch, o Cherry e o Marasquino) e tortas e bolos.

 

A madeira da cerejeira é resistente e frequentemente usada para construção de móveis e além disto, as cerejeiras têm sido selecionadas para decoração devido ao florescimento na primavera, e a casca do tronco pode produzir uma cola adesiva retirada da goma do tronco. No mercado nacional, a cereja fresca, importada, aparece usualmente em dezembro e janeiro, com preço elevado. Em outros períodos consome-se a cereja em calda. A resina do tronco da cereja tem sido usada como medicinal. E de suas sementes pode-se obter um óleo utilizado em saladas ou na indústria de cosméticos.

 

Referências:

Cereja. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/frutas/cereja.htm

Cereja. Disponível em: https://todafruta.com.br/cereja/

Cultivo da cereja. Disponível em: https://www.mondiniplantas.com.br/artigo/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-cultivo-de-cereja

 

Dados de produção da cereja. Disponível em: https://www.atlasbig.com/pt-br/paises-por-producao-de-cerejas


Por Thaíse Pires
Por Thaíse Pires

17 Jul 21 • 5 min


Qual a tua avaliação deste artigo?

Leia também