X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Fácil Alimentos - Blog Fácil Alimentos - Blog

Matéria

Filtrar
Agronegócios
Economia
Empreendedorismo
Logística
Mercado
Produção
Serviços
Tecnologia

Champagne ou champanhe: prosperidade e conquistas!

Bebida símbolo de riqueza, de fermentação dupla vinda especialmente de uma região da França.

Publicado em
  • Compartilhe:

Continuando nossa série dos alimentos símbolo das Ceias de fim de ano, que são marcadas pela fartura e por muito simbolismo e superstições, temos aqui o Champanhe que é sinônimo de comemoração. 

A bebida simboliza alegria e abundância. Até mesmo o estouro da rolha, com o som característico, remete à importância do evento. As uvas são sinais de prosperidade. Devido ao fato de o vinho ser feito de uvas, a bebida também é associada a conquistas.

A cada ano, são produzidas 268 milhões de garrafas desta bebida espumante e, só na noite de Ano Novo, são consumidas no mundo 360 milhões de taças de champanhe para festejar a virada e dentro da garrafa de champanhe há uma enorme pressão, equivalente a três vezes aquela do interior do pneu de um carro.

A descoberta do champanhe se atribui a um monge francês que viveu entre 1638 e 1715 na abadia de Hautvilliers, situada na região de Champagne, onde o espumante francês é feito, por isso o nome.

Se chama champanhe a bebida feita com uvas da região de Champagne, onde crescem três variedades: pinot noir, pinot meunier e chardonnay.

A Champagne fica pelo menos 15 meses envelhecendo, para obter as melhores nuances e aromas.

 

 

 

REFERÊNCIAS

Conheça os significados dos alimentos da Ceia de Ano Novo. Disponível em: https://www.acessa.com/sosabor/arquivo/noticias/2011/12/27-conheca-os-significados-dos-alimentos-da-ceia-de-ano-novo/

Por que porco? Disponível em: https://www.sociedadedacarne.com.br/blog/carne-de-porco-e-outras-supersticoes-nas-ceias/

Dez curiosidades sobre o champagne. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/curiosidades-46642212

 


Por Thaíse Pires
Por Thaíse Pires

31 Dez 21 • 2 min


Qual a tua avaliação deste artigo?

Leia também