X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Fácil Alimentos - Blog Fácil Alimentos - Blog

Matéria

Filtrar
Agronegócios
Economia
Empreendedorismo
Logística
Mercado
Produção
Serviços
Tecnologia

CHICÓRIA: também conhecida como chicória-do-café, almeirão, almeirão-selvagem, chicória-amarga e chicória-selvagem.

Hortaliça de baixo valor energético, mas que consegue oferecer muitos nutrientes!

Publicado em
  • Compartilhe:

A chicória ou Cichorium, faz parte da família da alface, conhecida por seu sabor amargo mas muito nutritiva, rica em vitaminas, minerais e fibras e pode ser consumida crua, em saladas frescas, ou na forma de chás onde são usadas também suas raízes pois  possui propriedades medicinais.

Propaga-se por sementes ou mudas, sendo cultivada também em hortas domésticas, se fazendo presente em variadas preparações culinárias. Suas folhas e caules são usados como especiarias, condimentos e ervas culinárias em saladas, molhos, temperos, sopas, sucos verdes, cremes e recheios de variadas preparações. 

Essa hortaliça é rica em vitamina A, B, C e D, além de minerais como ferro, fósforo e cálcio. Ela ajuda a promover o bom funcionamento do intestino devido a uma substância chamada inulina, que age estimulando a produção de bactérias boas no intestino, reduzindo a acidez do organismo e ajudando a combater problemas como refluxo, gastrite e indigestão.Sendo muito utilizada para tratar problemas de fígado ou de intestino. Pode ajudar no tratamento de dores musculares, melhorar a digestão, prevenir doenças cardiovasculares e fortalecer o sistema imunológico. 

Chá de chicória: Outra forma de consumir a chicória é tomando o chá feito com as folhas e a raiz da planta. Para fazer o chá basta colocar 20 g de folhas e raízes de chicória em 1 L de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Em seguida coar e beber pelo menos 3 vezes ao dia antes ou depois das refeições.

 

REFERÊNCIAS

Um nome diferente e muitos benefícios, esta é a chicória! Disponível em: https://www.spdm.org.br/saude/noticias/item/2357-um-nome-diferente-e-muitos-beneficios-esta-e-a-chicoria

Chicória: benefícios e como consumir.  Disponível em: https://www.tuasaude.com/chicoria/

Chicória e suas propriedades medicinais. Disponível em: https://portalamazonia.com/amazonia/chicoria-e-suas-propriedades-medicinais

 


Por Thaíse Pires
Por Thaíse Pires

08 Out 21 • 3 min


Qual a tua avaliação deste artigo?

Leia também