Chuchu é sem graça?

Ele apresenta boa composição nutricional e tem grande aceitação no mercado nacional, além de fácil manejo e colheita durante o ano inteiro!

Publicado em
Chuchu é sem graça?

   O nome científico é Sechium edule, uma hortaliça - que pode ser cultivada na horta de casa- e que é considerada um fruto, tal como o tomate.

   O chuchu cresce muito bem praticamente em qualquer lugar, custa pouco e é muito versátil devido à seu sabor delicado. É um alimento de baixa caloria e rico em água, por isso, usar chuchu na elaboração dos pratos é uma ótima alternativa.

  O chuchuzeiro é uma herbácea trepadeira, com caules flexíveis, folhas grandes e os ramos que se prendem a tudo e apoiam a planta. Tem uma duração de produção de 3 anos, mas em cultivo caseiro pode durar muito mais. Possui pequenas florzinhas brancas, seguidas de frutos ovais grandes de forma característica, na cor creme, verde-clara ou verde escuro, ambos com polpa dura com mucilagem. Geadas ou calor em excesso podem interferir na brotação e no pegamento do fruto, que também é conhecido como caxixe ou machucho. Alguns podem ter uma espécie de espinho.

   A fama de vegetal sem graça e sem sabor não faz jus às qualidades do chuchu. Enquadrado na categoria de hortaliça-fruto, ele é rico em fibras, possui vitaminas A, B1 e C, potássio, magnésio, fósforo e ferro. Não bastassem essas propriedades, ele é também a escolha certa para quem tem interesse em cultivar uma hortaliça fácil de produzir, rústica, que não exige tratos especiais, cresce bem em pequenos espaços e nasce em qualquer lugar. Tudo o que o chuchu precisa é de um local sombreado e fresco para germinar.

  Mercado também não é um problema para o chuchu, que tem demanda firme entre os consumidores do país. Como exemplo, ele figura em quatro lugar – perde apenas para tomate, cenoura e pimentão – entre os legumes mais comercializados no primeiro semestre do ano. Nada mal para um produto tido como “sem graça”.

   De sabor suave, o chuchu é comumente utilizado na composição de saladas, refogados, recheios de tortas, suflês, sopas e cremes. Sua casca apresenta-se lisa ou com pequenos espinhos, podendo ser arredondado ou ter a forma de pera. A cor do produto é sempre verde, variando do claro ao bem escuro.

  

Referências
CHUCHU TEM MUITA GRAÇA. Disponível em: https://www.greenme.com.br/
Como plantar chuchu. Disponível em: https://revistagloborural.globo.com/vida-na-fazenda/como-plantar/
Chuchu (Sechium edule). Disponível em: https://www.fazfacil.com.br/jardim/chuchu/

Deixe um comentário