X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Fácil Alimentos - Blog Fácil Alimentos - Blog

Matéria

Filtrar
Agronegócios
Economia
Empreendedorismo
Logística
Mercado
Produção
Serviços
Tecnologia

Acompanhamento de safra: As melhores práticas para um controle de safra eficiente

Saiba como acompanhar sua lavoura da melhor forma

Publicado em
  • Compartilhe:

   Uma questão eminente a todo produtor rural são maneiras de melhorar a rentabilidade da produção, certo? Para isso, existem diversos caminhos a serem percorridos que podem auxiliar no aumento da lucratividade e, entre eles, o planejamento e acompanhemento da lavoura são os principais instrumentos.

   Esses dois instrumentos trarão as informações necessárias para desenvolver estratégias necessárias para o bom funcionamento e crescimento do seu negócio, além de ajudarem a se preparar para possíveis reparações que a lavoura venha a precisar.

   Para você que ainda não realiza o planejamento e acompanhamento da sua safra, vamos abordar tudo o que é preciso saber para botar em prática esse instrumento que pode melhorar (e muito!) seus resultados finais.

Entenda o que é o planejamento de safra

   O planejamento é um processo fundamental para o sucesso de qualquer negócio, e na agricultura não seria diferente. É assencial saber onde você quer chegar e o que você quer plantar para poder analisar as questões necessárias a esse processo.

   O planejamento de safra nada mais é que um recurso para administrar a propriedade rural de forma a traçar metas e objetivos claros e definidos. Através disso, o foco é aumentar a lucratividade e rentabilidade ao longo do tempo, cumprindo o estipuldo previamente.

   Além disso, o planejamento ajudará a prever ações corretivas para possíveis problemas que você pode encontrar durante o seu processo de plantio como ervas daninhas, pragas, equipamentos defeituosos, dentre outros.

Entenda como realizar o acompanhamento da sua lavoura

   Para que haja um resultado perfeito tem que haver estudo e, no caso do planejamento, o estudo precisa ser detalhado para que nada importante passe despercebido.

Para isso, quando montar seu planejamento, algumas perguntas precisam ser respondidas claramente.:

1.     O que irá plantar;

2.     Onde será realizado o cultivo;

3.     Como você irá realizar o plantio da safra (o método que será usado);

4.     Quanto está disposto a pagar para realizar o cultivo da safra;

5.     Por fim, decida quando será realizado a produção da sua lavoura. Nesse caso, é importante verificar o risco climático.

Quais pontos devem ser acompanhados para aumentar o rendimento da safra

   Os dados da sua propriedade rural são as fontes mais importantes a serem consultadas antes de inciar o planejamento e acompanhamento da safra. Veja os principais dados:

1.     Análise de cobertura do seu plantio;

2.     Localização de onde estão as ervas daninhas e pragas;

3.     Sanidade do desenvolvimento das plantas da sua lavoura;

4.     Falhas no plantio para observar o aproveitamento da sua plantação;

5.     O mapa com as medidas da área que será utilizada para o cultivo;

6.     O relevo do seu solo;

7.     Agrometeorológico para entender e comparar as temperaturas máximas e mínimas.

Como a tecnologia pode ajudar no processo de acompanhamento de safra

   Você ainda pode contar com a ajuda de softwares para obter esses dados em grande escala e de forma mais precisa, facilitando assim o processo de entender os pontos de melhoria da sua produção.

   Com o uso de softwares o acompanhamento e gestão da safra tende a ser mais rígido e assertivo, trazendo maior resultado a sua rentabilidade, além de oferecer uma visão bem detalhada de cada parte da sua lavoura fazendo com que, por consequencia, o acompanhamento da produção seja mais efetivo. 

   Podemos ver que o acompanhamento da safra é uma prática simples e que deve ser praticada regularmente para que você seja capaz de reduzir ou até mesmo evitar perdas na sua produção devido a imprevistos. 

Fonte:

https://maissoja.com.br/planejamento-e-acompanhamento-de-safra-o-que-fazer-para-ampliar-o-rendimento-de-sua-producao/ 

https://www.myfarm.com.br/acompanhamento-de-safra-boas-praticas/ 


Por Júlia Barreto
Por Júlia Barreto

03 Ago 22 • 6 min


Qual a tua avaliação deste artigo?

Leia também