- Compartilhe:
Uma questão eminente a todo produtor rural são maneiras de melhorar a rentabilidade da produção, certo? Para isso, existem diversos caminhos a serem percorridos que podem auxiliar no aumento da lucratividade e, entre eles, o planejamento e acompanhemento da lavoura são os principais instrumentos.
Esses dois instrumentos trarão as informações necessárias para desenvolver estratégias necessárias para o bom funcionamento e crescimento do seu negócio, além de ajudarem a se preparar para possíveis reparações que a lavoura venha a precisar.
Para você que ainda não realiza o planejamento e acompanhamento da sua safra, vamos abordar tudo o que é preciso saber para botar em prática esse instrumento que pode melhorar (e muito!) seus resultados finais.
Entenda o que é o planejamento de safra
O planejamento é um processo fundamental para o sucesso de qualquer negócio, e na agricultura não seria diferente. É assencial saber onde você quer chegar e o que você quer plantar para poder analisar as questões necessárias a esse processo.
O planejamento de safra nada mais é que um recurso para administrar a propriedade rural de forma a traçar metas e objetivos claros e definidos. Através disso, o foco é aumentar a lucratividade e rentabilidade ao longo do tempo, cumprindo o estipuldo previamente.
Além disso, o planejamento ajudará a prever ações corretivas para possíveis problemas que você pode encontrar durante o seu processo de plantio como ervas daninhas, pragas, equipamentos defeituosos, dentre outros.
Entenda como realizar o acompanhamento da sua lavoura
Para que haja um resultado perfeito tem que haver estudo e, no caso do planejamento, o estudo precisa ser detalhado para que nada importante passe despercebido.
Para isso, quando montar seu planejamento, algumas perguntas precisam ser respondidas claramente.:
1. O que irá plantar;
2. Onde será realizado o cultivo;
3. Como você irá realizar o plantio da safra (o método que será usado);
4. Quanto está disposto a pagar para realizar o cultivo da safra;
5. Por fim, decida quando será realizado a produção da sua lavoura. Nesse caso, é importante verificar o risco climático.
Quais pontos devem ser acompanhados para aumentar o rendimento da safra
Os dados da sua propriedade rural são as fontes mais importantes a serem consultadas antes de inciar o planejamento e acompanhamento da safra. Veja os principais dados:
1. Análise de cobertura do seu plantio;
2. Localização de onde estão as ervas daninhas e pragas;
3. Sanidade do desenvolvimento das plantas da sua lavoura;
4. Falhas no plantio para observar o aproveitamento da sua plantação;
5. O mapa com as medidas da área que será utilizada para o cultivo;
6. O relevo do seu solo;
7. Agrometeorológico para entender e comparar as temperaturas máximas e mínimas.
Como a tecnologia pode ajudar no processo de acompanhamento de safra
Você ainda pode contar com a ajuda de softwares para obter esses dados em grande escala e de forma mais precisa, facilitando assim o processo de entender os pontos de melhoria da sua produção.
Com o uso de softwares o acompanhamento e gestão da safra tende a ser mais rígido e assertivo, trazendo maior resultado a sua rentabilidade, além de oferecer uma visão bem detalhada de cada parte da sua lavoura fazendo com que, por consequencia, o acompanhamento da produção seja mais efetivo.
Podemos ver que o acompanhamento da safra é uma prática simples e que deve ser praticada regularmente para que você seja capaz de reduzir ou até mesmo evitar perdas na sua produção devido a imprevistos.
Fonte:
https://www.myfarm.com.br/acompanhamento-de-safra-boas-praticas/

03 Ago 22 • 6 min