Couve: a campeã do suco verde!!!

Crua, refogada, na sopa ou no suco... a couve é sempre uma boa opção!

Publicado em
Couve: a campeã do suco verde!!!

    A couve (Brassica oleracea L. var. acephala) atualmente está muito bem falada! Isso tem acontecido devido à popularização do suco verde. Na moda saudável, o suco detox é uma bebida desintoxicante que tem a couve como seu ingrediente principal. Triturada com frutas diversas, água de coco e/ou outros alimentos, ela é a preferida na composição da receita saudável por contar com a mais equilibrada quantidade de nutrientes entre as hortaliças. Essa verdura de cor forte e de diversas propriedades, tem entrado na casa de muita gente!

    É uma folha rica em minerais, principalmente cálcio, ferro e magnésio. Ela também apresenta vitamina C, cerca de 45mg em cada 100g do alimento, que é fundamental para a absorção do cálcio e do ferro, o que faz dessa verdura um super alimento. Além de auxiliar o fígado no processo de eliminação de toxinas do corpo, contribuir para um funcionamento saudável do intestino, auxiliar na perda de peso e impulsionar o sistema imune. 

    Ela é parente do repolho, da couve de Bruxelas, do brócolis, e da couve-flor, que são da família das Brássicas.

    Boa para acompanhar o brasileiríssimo arroz com feijão, refogadinha no alho; boa para saladas e para incrementar sopas e caldos; além dos já falados sucos de desintoxicação, a couve é uma das hortaliças que mais apresentam benefícios para quem está buscando uma alimentação saudável e equilibrada.

    De fácil plantio e baixo custo para a instalação de uma horta, que pode ser caseira no fundo do quintal de residências, a couve também é uma ótima opção para complementar a renda mensal de quem tem pouca experiência com plantios. Originária da costa do Mediterrâneo, seu cultivo ocorre há mais de dois milênios e hoje está espalhado pelo mundo.

    A couve é formada por folhas grandes e livres, que podem atingir de 60 centímetros a 1 metro. No varejo, é comum encontrar a versão lisa, a larga e na cor verde. Porém, há também cultivares crespas, estreitas, verde-escuras, verde-claras, roxas, rosadas, brancas ou esbranquiçadas. Pouco conhecida, existe ainda a couve ornamental (ou repolho ornamental) de diferentes tonalidades e padrões, utilizada como folhagem de jardins e decoração de ambientes.

    Produzem entre 4 e 5 quilos de folhas por ano por planta, o que equivale a cerca de 125 mil maços de 400 gramas por hectare em áreas comerciais. Mudas plantadas diretamente no canteiro têm folhas prontas em, aproximadamente, 50 dias. Já a couve oriunda de sementes somente, cerca de 90 dias. As folhas são colhidas com 20 a 40 centímetros de comprimento e 20 a 25 centímetros de largura. Colheitas constantes são necessárias, pois as plantas começam a invadir o espaço uma das outras e tendem a tombar, além de ficar amarga e endurecer. Para colher folhas individualmente, deve-se começar pelas externas e deixar alguns brotos.


REFERÊNCIAS

Couve Orgânica – A campeã dos sucos verdes! Disponível em: https://sitiodomoinho.com.br/blog-do-sitio/viver-bem-com-alimentos-organicos/176-couve-organica-a-campea-dos-sucos-verdes
Refogadinha, crua ou no suco; Conheça os benefícios da couve. Disponível em: https://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/refogadinha-crua-ou-no-suco-conheca-os-beneficios-da-couve-12996738.html
Como plantar couve. Disponível em: https://revistagloborural.globo.com/vida-na-fazenda/como-plantar/noticia/2015/05/como-plantar-couve.html

Laranja, que delícia! 150

Laranja, que delícia!

Até mesmo em fundo de quintal, com uma terra de qualidade, as laranjeiras florescem, gerando frutos suculentos e saborosos!

Deixe um comentário