X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Fácil Alimentos - Blog Fácil Alimentos - Blog

Matéria

Filtrar
Agronegócios
Economia
Empreendedorismo
Logística
Mercado
Produção
Serviços
Tecnologia

COUVE-FLOR: ideal para a primavera

Primavera é época de florescer, então é a vez da hortaliça que leva flor no nome!

Publicado em
  • Compartilhe:

      Gratinada, com molho branco, à milanesa, refogada, em forma de creme, sopa ou acompanhando algum prato, a couve-flor é um alimento muito nutritivo, podendo ser consumida o ano inteiro mas tem seu ponto ideal quando colhida na primavera.

       Os maiores produtores nacionais de couve-flor são os Estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro

       No plantio, as mudas devem ser produzidas em solo enriquecido com cálcio e fósforo e pobre em nitrogênio. Deve-se irrigar bem a lavoura de couve-flor, mas o excesso de água pode favorecer o surgimento de pragas. A temperatura ideal para a couve-flor é de 14 a 20ºC. O cultivo em temperaturas elevadas pode provocar a não formação da inflorescência. Já as temperaturas muito baixas causam injúrias por congelamento, e acabam também provocando a não formação da inflorescência. Pode ter o ciclo precoce, pode levar de 70 até 130 dias para a colheita. O período de safra é de agosto a outubro.

       Pertencente à mesma família do brócolis e do repolho, a Brassicaceae, Brassica oleracea, a couve-flor é uma hortaliça que se originou na Ásia Menor e foi levada até a Europa em meados do século XVI.

        Entre seus benefícios podemos citar sua riqueza de vitamina C, sais minerais e baixo teor de sódio e calorias. Suas folhas são eficazes contra a anemia, além de ajudar na perda de peso, melhora da memória e do sistema digestivo.

      Ao comprar uma couve-flor, dê preferência as cabeças de cor branca, sem manchas escuras, ela pode estragar facilmente, por isso compre a quantidade certa para consumo. Em geladeira, resiste de três a sete dias, mas é preciso remover as partes escuras e as folhas e guardar dentro de uma embalagem. No modo de preparo, remova as folhas e as partes muito grossas e duras do caule.

 

REFERÊNCIAS:

Dez benefícios da couve-flor para a saúde. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/3575-couve-flor

Couve-flor. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude/couve-flor.htm

Principais cultivares de couve-flor e sua época de plantio. Disponível em: https://revistacampoenegocios.com.br/principais-cultivares-de-couve-flor-e-sua-epoca-de-plantio/

 


Por Thaíse Pires
Por Thaíse Pires

28 Out 20 • 3 min


Qual a tua avaliação deste artigo?

Leia também