X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Fácil Alimentos - Blog Fácil Alimentos - Blog

Matéria

Filtrar
Agronegócios
Economia
Empreendedorismo
Logística
Mercado
Produção
Serviços
Tecnologia

DAMASCO: fruta seca muito popular mas que pode ser consumida in natura!

Rico em vitaminas, minerais, fibra e ferro!

Publicado em
  • Compartilhe:

O damasco é cultivado em vários lugares do mundo. É de origem chinesa e seu fruto pode ser confundido com o pêssego, mas o que diferencia é sua acidez. Existem 3 variedades de damasco, que são: europeia, asiática e híbrida. Com isso há frutos de cores brancas, cinzas, pretas, e rosa.

Aqui no Brasil é conhecido como Abricó na região norte do país.

Benefícios: O damasco é rico em minerais e vitaminas. Quando dissecado, é rico em fibras e ferro. Faz bem para a saúde da pele, seu óleo deixa a pele macia, protege e hidrata o corpo. Combate a anemia pois é rico em ferro e ajuda na formação da hemoglobina, que impede o surgimento da anemia. Faz bem para o coração pois o betacaroteno encontrado neste fruto pode prevenir as doenças cardiovasculares.

Cultivo: A melhor época para plantar damasco é durante o inverno ou a primavera e seu crescimento até a colheita pode levar de 70 - 120 dias. Os damascos estão prontos para serem colhidos no verão até o início do outono. Estão prontos quando ficarem macios e de cor alaranjada.

Seu cultivo requer alguns cuidados, pois por ser uma planta de clima moderado, pode sofrer com excesso de sol. Requer um solo rico em nutrientes e bem drenado pois o excesso de umidade também pode afetar a sua produção.

A altura do damasqueiro varia de 3 a 6 metros, podendo atingir até 10 metros de altura.

Comércio: Geralmente são comercializados em seu formato seco, que pode ser encontrado em qualquer local em qualquer época do ano, e que acaba sendo mais nutritivo que sua forma natural, pois com a redução de água a fruta acaba concentrando mais minerais e vitaminas. Além de poder ser consumida ao natural, ela também pode ser vista em formas de doces, geléias, cremes e sorvetes e principalmente servidas durante o Natal.

Em todo o mundo, são produzidas 3 milhões de toneladas de damasco por ano. O maior produtor de damasco no mundo é a Turquia, com cerca de 730 mil toneladas, seguido pelo Uzbequistão e Irã. No Brasil é pouquíssimo cultivado, sendo encontrado apenas no Rio Grande do Sul e nas regiões mais frias de Minas Gerais.

 

 

Referências:

Benefícios do Damasco seco. Disponível em: https://www.bonde.com.br/saude/nutricao/damasco-seco-tem-valor-nutricional-maior-que-o-fresco-conheca-beneficios-da-fruta-314639.html

Países produtores de Damasco. Disponível em: https://www.atlasbig.com/pt-br/paises-por-producao-de-damasco

Benefícios do Damasco, disponível em: https://www.semagro.ms.gov.br/beneficios-do-damasco-saiba-tudo/

Damasco. Disponível em: https://www.infoescola.com/frutas/damasco/

 


Por Thaíse Pires
Por Thaíse Pires

06 Ago 21 • 4 min


Qual a tua avaliação deste artigo?

Leia também