X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Fácil Alimentos - Blog

Matéria

Dia 28 de julho, Dia do Agricultor!

Se a maior parte do que usamos é produzido pelo Agricultor, podemos dizer que ele tem o poder de produzir a vida. Salve o Agricultor, este herói indispensável ao mundo

Publicado em
  • Compartilhe:

O Dia do Agricultor foi instituído pelo Decreto-Lei nº 48.630, de 27 de julho de 1960, pelo então presidente da república Juscelino Kubitschek, para comemorar os 100 anos da criação do Ministério da Agricultura, criado por Dom Pedro II. Podemos dizer que a profissão de agricultor como a conhecemos hoje, é uma das atividades mais antigas da história da humanidade, haja vista que a agricultura constituiu-se no período Neolítico, há aproximadamente 10 mil anos. Foi aí que se deu margem a sedentarização do ser humano, ou seja, o fim da prática nômade, o que forçou a criação das primeiras bases para a formação das civilizações e sociedades aparecendo nessa época, as primeiras aglomerações de habitações, os povoados.

 

Com o tempo, em razão dos avanços das técnicas, a agricultura e, consequentemente, o trabalho do agricultor foram se transformando gradualmente. As principais transformações são historicamente recentes, com destaque para o processo de mecanização e modernização no campo que foi responsável pelo aumento da produtividade dos bens agropecuários. Embora existam críticas a esse processo, a modernização foi muitíssimo importante para ampliar a geração de alimentos e matérias-primas.

 

Aqui no país, uma das primeiras práticas estabelecidas após o início da colonização portuguesa – além do extrativismo vegetal do Pau-Brasil – foi a instalação da chamada monocultura agrícola. Inicialmente, o principal produto foi a cana-de-açúcar, mas, com o tempo, outros ciclos agrícolas sucederam-se, com destaque para o café ao longo do século XIX e a soja no século XX, e até nossos dias. Atualmente, o Brasil é o maior produtor mundial de café, cana-de-açúcar, laranja e agora, também maior produtor de soja, suplantando os Estados Unidos, nesta safra.

 

A importância da agricultura se dá por diferentes aspectos: 1) produção de alimentos para toda a sociedade, incluindo o mundo; 2) geração de matérias-primas para a industrialização; 3) geração de empregos; 4) desenvolvimento da economia, com a geração de riquezas e aumento das exportações.

 

É o agricultor, o patrono de quase tudo o que necessitamos para viver, seja no campo ou na cidade. Produz os alimentos para nós, os brasileiros e para o mundo. Planta e colhe o algodão, para a fabricação das nossas vestimentas. Planta a mata para se transformar no fabrico de papel e madeira para os móveis e outras estruturas que usamos. Se a maior parte do que usamos é produzido pelo Agricultor, podemos dizer que ele tem o poder de produzir a vida. O Dia do Agricultor, 28 de julho, é, portanto, uma homenagem das mais justas estabelecida em prol dos trabalhadores e produtores do campo!

 

Salve o Agricultor, este herói indispensável ao mundo. O mais sincero reconhecimento da Fácil Alimentos. Com esse intuito queremos ser o mais forte aliado para a jornada do produtor até a comercialização, agregando valor e realmente fazendo a diferença na jornada de venda e compra de alimentos.

 

Salve 28 de julho, Dia Agricultor!

 

JCD/Fontes:

https://noticias.r7.com/economia/brasil-retoma-posto-de-maior-produtor-de-soja-do-planeta-09072020-1

https://blog.aegro.com.br/dia-do-agricultor/

https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-agricultor.htm#:~:text=O%20Dia%20do%20Agricultor%20%C3%A9,comemorado%20em%2025%20de%20julho.


Por Jacó Carlos Diel
Por Jacó Carlos Diel

27 Jul 20 • 5 min


Qual a tua avaliação deste artigo?