X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Fácil Alimentos - Blog

Matéria

Dia do Suinocultor; Dia do Colono e; Dia do Motorista!

Motoristas, que junto com os colonos e suinocultores, formam o tripé de maior sustentação da economia pátria

Publicado em
  • Compartilhe:

Com o Brasil quase todo por ser construído e colonizado, uma das grandes ideias que se mostrava capaz de trazer resultados e suprir a deficiência, era fazer campanhas publicitárias na Europa, principalmente, na Alemanha e na Itália. Para, de lá trazer colonos interessados e menos assistidos pelos seus países. Assim, foi feito. E os primeiros imigrantes europeus para revolucionar o nosso Agronegócio, um dos maiores do mundo, chegaram aqui em 1824.

 

A definição das comemorações do dia do Colono originaram-se em 1924, quando das festividades do centenário de vinda dos primeiros imigrantes para cá, ao estado do Rio Grande do Sul. Justa homenagem aos que iniciaram à época, toda a pujança do Brasil que conhecemos hoje. A importância desta classe brava foi e é tanta, que o país só é o que é, porque conta com as mãos  destemidas e calejadas destes verdadeiros heróis nacionais.

 

A repercussão das homenagens do centenário foi tamanha que em 5 de setembro de 1968, foi sancionada pelo então presidente Artur da Costa e Silva a Lei Nº 5.496/1968, que Instituiu oficialmente o “Dia do Colono”, comemorado em 25 de julho de cada ano. Embora não seja considerado feriado, o dia é sempre comemorado com eventos, festas, desfiles, e homenagens ao dia do Colono, hoje, parte das fileiras dos heróis nacionais.

 

Mais recentemente, igualmente, pela força que o estado de Santa Catarina representa como primeiro produtor nacional de carne suína, atendendo um pedido da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, foi instituído o Dia do Suinocultor. A lei Nº 12635/2012, que criou a homenagem é de autoria do também catarinense Celso Maldaner  e que é comorada todo ano em 24 de julho – e por isso, lei ‘Maldander’. A força da atividade é de tal monta, que as exportações de carne suína este ano deverão superar todas as previsões e expectativas anteriormente projetadas.

 

Não menos importante, também, no dia 25 de julho é comemorado o Dia do Motorisa, outro verdadeiro herói brasileiro. Homenagens aos motoristas e ao protetor dos motoristas e dos viajantes: São Cristóvão. Aliás, São Cristóvão, viveu provavelmente na Síria e sofreu o martírio no século III. "Cristóvão"significa "aquele que cacrrega Cristo" ou o "porta Cristo". Seu culto remonta ao século V. Motoristas, que juntos com os colonos e suinocultores, formam o tripé de maior sustentação da economia pátria.

 

Por parte da Fácil Alimentos, as melhores e mais efusivas congratulações aos três valorosos e indispensáveis pilares da vida brasileira e mundial.

 

Salve os Dias 24 e 25 de julho!

 

JCD/FONTES:

https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/granjeiros/108526-publicado-oficialmente-o-dia-nacional-do-suinocultor.html#.XxsfD55KjIV

https://www.calendariobr.com.br/dia-do-colono#.Xxs1Y55KjIV

https://maissoja.com.br/25-de-julho-dia-do-colono-e-dia-do-motorista/


Por Jacó Carlos Diel
Por Jacó Carlos Diel

24 Jul 20 • 4 min


Qual a tua avaliação deste artigo?