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ERVILHA: rica fonte de proteína!

A semente da ervilheira é altamente nutritiva por conter quase o dobro de proteínas da maioria dos vegetais.

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    É muito fácil e barato de cultivar a ervilha, alimento que pode compor ótimos pratos, como saladas, sopas, e acompanhamentos dos mais diversos. Quem fizer essa escolha, vai estar incluindo no cardápio um alimento rico proteínas, fibras, vitaminas, zincomagnésio, ferro, potássio, cálcio... 

    A Ervilha é uma leguminosa originária da Europa, que pode ser encontrada fresca ou em conserva. Quando fresca, fica envolvida em uma casca, como se fosse uma vagem. É usada fresca em sopas, tortas e saladas, mas também pode ser consumida em conserva. Trata-se de uma planta herbácea anual, tipo trepadeira ou prostrada, caule flexível, folhas simples, características das leguminosas e flores. É uma das mais delicadas que pode existir em um jardim de vegetais. É um dos alimentos mais antigos e o seu aparecimento deu-se no Continente Asiático. O seu nome científico é Pisum Sativum L e pertence à família das Leguminosas ou Fabáceas. O fruto é um legume, também chamada de vagem, com sementes globosas, verdes, saborosas.

    A ervilha em conserva torna o consumo desse e outros vegetais muito mais acessíveis, pois assim pode-se adquirir em qualquer época do ano. Mas é necessário lembrar-se que tanto milho como ervilha em lata perdem boa parte de seus nutrientes e ainda tem uma quantidade excessiva de sódio, mas embora os benefícios da ervilha em lata sejam menores do que do vegetal fresco, é preferível consumir enlatado do que deixar esse alimento de lado por não ter outra opção.

  É uma cultura tolerante ao frio e geadas, por isso, semeada no outono/inverno, deve ser irrigada com frequência para que o solo seja mantido levemente úmido, sem que ocorra o encharcamento, o que prejudica muito a planta. A irrigação deve ser leve e frequente entre a plantação e o florescimento da planta. Recomenda-se cerca ou espaldeira de bambus, ao longo de muros ensolarados na sua horta.

    A colheita é iniciada entre 65 a 85 dias para cultivares precoces e entre 85 a 140 dias para cultivares de produção tardia. Para cultivares com vagens comestíveis, a colheita das vagens deve ser feita quando estas ainda estão imaturas, com sementes não completamente desenvolvidas. Para a colheita de grãos verdes, as sementes devem estar já bem desenvolvidas, mas ainda hidratadas. Os grãos secos podem ser colhidos quando as vagens secarem quase completamente.

REFERÊNCIAS:
Benefícios da Ervilha para a saúde. Disponível em: https://souagro.com.br/beneficios-da-ervilha-para-a-saude/
ERVILHA: 12 BENEFÍCIOS E PROPRIEDADES DE EMAGRECIMENTO. Disponível em: https://www.greenme.com.br/alimentar-se/alimentacao/5465-ervilha-beneficios
Caderno técnico de práticas agrícolas para a cultura da ervilha. Disponível em: https://www.vidarural.pt/producao/caderno-tecnico-praticas-agricolas-culturas-da-ervilha/
Horta - como plantar Ervilha. Disponível em: https://www.cpt.com.br/artigos/horta-como-plantar-ervilha-pisum-sativum
Como plantar ervilhas. Disponível em: https://www.cpt.com.br/artigos/horta-como-plantar-ervilha-pisum-sativum



Por Thaíse Pires
Por Thaíse Pires

16 Jul 19 • 4 min


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