X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Fácil Alimentos - Blog Fácil Alimentos - Blog

Matéria

Filtrar
Agronegócios
Economia
Empreendedorismo
Logística
Mercado
Produção
Serviços
Tecnologia

ESPINAFRE: A força que vem da terra!

Não é à toa que o Popeye come esta hortaliça saborosa para ficar forte!

Publicado em
  • Compartilhe:

Espinafre é uma hortaliça rasteira de folhas comestíveis com origem do centro e sudoeste da Ásia. É uma planta anual, que cresce até cerca de 30 cm de altura. As folhas são triangulares com tamanho entre 1–15 cm de largura, maiores na base da planta e menores no topo. 

O espinafre pode ser cozido no vapor, refogado, também pode ser usado em sopas, suflês, omeletes, é ótimo como recheio ou acompanhamento de massas como macarrão, quiche, tortas, pastéis e assados. Folhas novas podem ser usadas cruas em salada. Na hora de comprar a hortaliça, ela deve estar limpa, com as folhas de cor verde uniforme, sem sinais de murchamento. Não compre se as folhas estiverem com cor verde-amarelada, ou se as folhas e talos estiverem com pontos escuros. Armazene na geladeira em saco plástico e consuma no prazo de até dois dias.

Benefícios e consumo: A hortaliça é rica em ferro, vitaminas A, B1, B2, cálcio, fósforo, potássio. Por conta dessas propriedades, é altamente indicado para pessoas com anemia e desnutrição, além de ajudar na pressão arterial alta e cálculos renais. E também é uma ótima fonte de energia e melhora o metabolismo, evita doenças cardiovasculares e protege nosso cérebro de danos dos radicais livres. Atenção, o consumo de grandes quantidades de espinafre pode causar um efeito tóxico na pessoa que o ingere, o recomendado ideal é de até duas por semana

Cultivo e produtividade: O Espinafre produz melhor em climas amenos, e apresenta uma boa resistência ao calor. O local para o plantio de espinafre é um lugar com boa iluminação solar e que tenha um pouco de sombra e com uma temperatura ambiente de 13ºc a 20ºc. Quanto ao solo, deve ser bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica, bom manter sempre irrigado, desde que não encharque. As folhas podem ser colhidas individualmente a partir de 40 a 120 dias após o plantio. O espinafre predominante nos plantios do Brasil é o ‘Nova Zelândia’, com área de 1.746 hectares.

Referências:

Espinafre. Disponível em: https://institucional.hortifruti.com.br/produtos/verduras/espinafre/

Produtividade das hortaliças, e espinafre. Disponível em: https://revistacampoenegocios.com.br/producao-de-hortalicas-folhosas-no-brasil/

Tudo sobre o espinafre. Disponível em: https://blog.plantei.com.br/como-cultivar-espinafre/

 

 


Por Thaíse Pires
Por Thaíse Pires

13 Mai 21 • 4 min


Qual a tua avaliação deste artigo?

Leia também