X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Fácil Alimentos - Blog Fácil Alimentos - Blog

Matéria

Filtrar
Agronegócios
Economia
Empreendedorismo
Logística
Mercado
Produção
Serviços
Tecnologia

FIGO: a fruta que na verdade é flor!

Crocância, sabor e curiosidades desta fruta

Publicado em
  • Compartilhe:

A figueira não floresce como as demais árvores frutíferas, as flores da figueira são invertidas, ou seja, essas flores se abrem dentro de um receptáculo em formato de pêra, que amadurece e se transforma no figo propriamente dito. Dentro de cada figo, existem muitas flores que geram apenas um fruto cada, são aquelas sementinhas que garantem a crocância da fruta.

O figo tem sua origem nas regiões do Mediterrâneo. Tem formato de gota e mede de 3 a 10 cm de altura. Ele pode ser encontrado em diversos tamanhos e cores entre o roxo, vermelho, amarelo e verde. O figo verde pode ser consumido em forma de doces e compotas, quando o figo for passar para o processo de calda e doces, é colhido 30 dias antes do figo para a mesa. A colheita é feita quando a cavidade central estiver completamente cheia. O figo maduro é consumido ao natural é muito utilizado na decoração de pratos também e na preparação de doces em pasta.

 

Entre seus benefícios: O figo tem muitas propriedades saudáveis como vitamina  e sais minerais como potássio, cálcio e fósforo. Além de ser um fruto muito energético por conter muito açúcar.

 

Cultivo e mercado: A safra do figo ocorre entre os meses de janeiro a abril. A árvore que responde muito bem à poda e a melhor época para realizar a poda é durante o inverno, quando a árvore adormece e o seu crescimento é paralisado. É utilizada uma tesoura bem afiada, cortando os ramos acima dos nós e nunca sobre eles, pois é dali onde surgem os novos ramos. No final, devem restar apenas três ou quatro nós em cada ramo.

O figo necessita de 100 a 300h em um ambiente frio em torno de 7,2 ° C. Mas ele se adapta bem a climas bem quentes, podendo suportar no máximo 42ºc. Nas regiões quentes, as safras são maiores e os figos são mais doces.

 

A produção de figo se concentra no estado do sudeste entre novembro a abril e, no sul do país, de janeiro a abril. Um exemplar de figo bem cuidado, depois do sexto ano de idade, pode produzir 20 a 30/ha toneladas de figos, cerca de 1.600 pés/ha.




Referências:

Cultivo e mercado e uso. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-cultivo-e-o-mercado-do-figo,afaa9e665b182410VgnVCM100000b272010aRCRD

Sobre o figo. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/figo.htm

Benefícios do figo. Disponível em: https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/figo-gostoso-e-nutritivo-conheca-7-beneficios-da-fruta_a4496/1

Figo. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/figo.htm

Figo: Desvende os mistérios desse alimento. Disponível em: https://saberhortifruti.com.br/figo/

O cultivo e o mercado do figo. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-cultivo-e-o-mercado-do-figo,afaa9e665b182410VgnVCM100000b272010aRCRD


Por Thaíse Pires
Por Thaíse Pires

06 Mai 21 • 4 min


Qual a tua avaliação deste artigo?

Leia também