X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Fácil Alimentos - Blog Fácil Alimentos - Blog

Matéria

Filtrar
Agronegócios
Economia
Empreendedorismo
Logística
Mercado
Produção
Serviços
Tecnologia

FRAMBOESA: a frutinha que se multiplica!

Muito parecida e confundida com a amora, a framboesa é uma frutinha especial.

Publicado em
  • Compartilhe:

A framboesa é um fruto de origem europeia e asiática que consegue se multiplicar com muita facilidade, mas para conseguir se desenvolver precisa de cerca de 700h em um ambiente com temperatura de 7ºC por ano. Muitos confundem framboesa com amora e elas têm algumas semelhanças como ficar escura quando madura e algumas das mesmas finalidades e benefícios, mas a framboesa é uma frutinha oca no centro, já a amora não, a framboesa também é mais azeda e perfumada, tem um sabor mais delicado e para se desenvolver a amora não precisa de temperaturas baixas como a framboesa.

 

Benefícios: A grande vantagem da framboesa é o alto nível de antioxidantes, ela é capaz de impedir o crescimento e destruir células cancerígenas. Também ajuda a reduzir o açúcar no sangue e melhora a resistência à insulina e age como anti-inflamatório que junto com o antioxidante pode reduzir o risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas, diabetes, obesidade e câncer.

 

Cultivo: O período de safra ocorre de dezembro até fevereiro e o melhor período para a frutificação de framboesas é de outubro a janeiro. O agricultor também deve estar atento ao processo de amadurecimento desta fruta, pois neste estágio o fruto fica mais frágil, o que torna seu transplante e a manipulação mais complexos. A terra escolhida para seu cultivo deve ter um Ph aproximado de 5,0 a 5,5, circunstância na qual não será preciso recorrer à utilização de calcário. Se ela tiver um índice inferior ao recomendado, então deve-se empregar uma substância que tenha como objetivo retificar o grau de acidez. Depois que a planta produzir os frutos, é necessário cortar suas ramas, podando todos os galhos daqueles que produziram. Este processo é recomendável apenas quando o vegetal chega a 1,10 m e 1,20 m de altura. Por apresentar uma característica de multiplicação suas mudas devem ser movidas para outra região, e os arbustos devem ser desfeitos a cada 4 anos. Desta forma os ramos não afetam os frutos, que surgem depois de um ano após o plantio.

 

Mercado: No mundo são produzidos um total de 778 mil toneladas de framboesa por ano. Os maiores produtores de framboesa são a Rússia, seguida por Estados Unidos e Polônia.

No Brasil, atualmente a produção comercial está localizada em Campos do Jordão e Espírito Santo do Pinhal, SP. Devido ao interesse pelas frutas que têm grande valor para a saúde, o mercado da framboesa tem aumentado nos últimos anos, havendo a necessidade de importações de frutos principalmente do Chile, na forma congelada, para abastecer as indústrias brasileiras. 

 

Apenas uma pequena parte da produção da fruta é vendida de forma natural. A framboesa é utilizada na fabricação de sucos, geléias, sorvetes, doces, compotas, licores, iogurtes, etc. As folhas são secas e usadas para fazer chá e para substituir o café para as pessoas que não podem ingerir cafeína.

 

Referências:

Framboesa. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/framboesa.htm

Framboesa e cultivo.Disponível em: https://www.infoescola.com/frutas/framboesa/

Framboesa e o mercado. Disponível em https://todafruta.com.br/framboesa/

Benefícios da framboesa Disponível em: https://www.ecycle.com.br/6924-framboesa.html

Saiba a diferença entre framboesa e amora. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/produtos-ingredientes/saiba-diferenca-entre-framboesa-e-amora/


Por Thaíse Pires
Por Thaíse Pires

21 Jan 21 • 5 min


Qual a tua avaliação deste artigo?

Leia também