X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Fácil Alimentos - Blog Fácil Alimentos - Blog

Matéria

Filtrar
Agronegócios
Economia
Empreendedorismo
Logística
Mercado
Produção
Serviços
Tecnologia

Gestão de insumos agrícolas

Entenda a importância e estratégias para uma gestão eficiente

Publicado em
  • Compartilhe:

A gestão do estoque de insumos é um desafio importante na rotina do produtor rural. Nem sempre manter sementes, fertilizantes, defensivos agrícolas e os demais suprimentos organizados é uma tarefa fácil, certo?

Mesmo o desafio sendo grande, não tem como fugir dessa incumbência, afinal, o estoque é parte fundamental para o funcionamento da fazenda e a rentabilidade dos negócios depende muito de uma correta administração dos itens armazenados.

Em suma, uma organização eficiente dos insumos evita o excesso e a falta de produtos, problemas esses que podem comprometer o seu fluxo de caixa. Além disso, uma boa administração também proporcionar benefícios como, redução de desperdícios e gastos, melhora do planejamento de compras e otimização de recursos.

Sendo tão importante para o bom andamento de uma propriedade rural, iremos te ajudar a gerenciar na pratica seus insumos agrícolas.

Em primeiro lugar, é importante fazer o planejamento do que será comprado e usado durante a produção, com objetivos claros e precisos é possível conseguir uma boa margem de lucros. A compra antecipada de insumos, assim como a organização do recebimento e pagamento dos mesmos, permite que o produtor alcance resultados significativos.

Por isso, é essencial que todo planejamento seja feito antes do início da safra, para que as decisões sejam tomadas de forma antecipada e haja uma redução de possíveis perdas durante o andamento do cultivo.

Na prática, o fluxo ideal para um bom planejamento seria:

1.  Definir o que será produzido

2.  Indicar como será feito o cultivo

3.  Instituir o orçamento disponível para cada etapa da produção

4.  Definir quando será feito o cultivo

Para facilitar esses processos, o produtor pode usar a tecnologia ao seu favor. Hoje, existem no mercado diversos softwares que auxiliam na gestão de insumos agrícolas, facilitando o controle do estoque e do planejamento da safra e reduzindo consideravelmente o desperdício. 

Referências:

Gestão de estoque de insumos: como fazer corretamente. Disponível em: https://scadiagro.com.br/gestao-estoque-corretamente/

Por que fazer gestão de insumos agricolas é importante. Disponível em: https://nagro.com.br/blog/por-que-fazer-gestao-de-insumos-agricolas-e-importante/ 


Por Júlia Barreto
Por Júlia Barreto

07 Jun 22 • 3 min


Qual a tua avaliação deste artigo?

Leia também