X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Fácil Alimentos - Blog Fácil Alimentos - Blog

Matéria

Filtrar
Agronegócios
Economia
Empreendedorismo
Logística
Mercado
Produção
Serviços
Tecnologia

Girassol: buscando a luz do sol

Muito além da bela flor, suas sementes são ricas em nutrientes!

Publicado em
  • Compartilhe:

O Girassol é uma planta anual originária da América do Norte e Central, sua planta se caracteriza por ser alta e ter o caule robusto, de cor esverdeada e as flores mais bonitas e grandiosas. Seu nome científico "Helianthus" significa "flor do sol". Sua altura pode variar de 2 a 3 metros, porém existem também espécies anãs de 40 centímetros de altura. A planta é conhecida por ser heliotrópica, o caule gira posicionando a flor na direção do sol durante a fase de amadurecimento.

Benefícios: As sementes de girassol são ricas em nutrientes que fazem bem para o organismo, e também podem ser adicionadas em receitas, ou até mesmo pode comer ela crua ou torrada e também usufruir de seus benefícios por meio da utilização do óleo de girassol, extraído a partir de suas sementes. Ela ajuda a proteger a saúde cardiovascular, ajuda a emagrecer e cuidar da pele.

Cultivo e produtividade: O girassol é cultivado em todos os continentes, pois apresenta características agronômicas muito importantes devido ao seu crescimento que é rápido, sua grande resistência à seca, às temperaturas frias e ao calor. Assim, tendo grande adaptabilidade a diferentes condições climáticas. A época de floração acontece no Outono, Primavera e Verão.

Um dos principais motivos para o cultivo do girassol no mundo é devido à excelente qualidade do óleo comestível que se extrai de sua semente, além de ser comestível o óleo de girassol também serve como cosmético, é excelente para amaciar o cabelo e está técnica já era utilizada pelos índios para esse fim. E também é muito utilizado em massagens corporais.

Quanto à produtividade no Brasil, a média está em torno de 1.500 kg/ha, acima da média mundial, podendo chegar até 2.000kg/ha em campos e regiões com mais tradição do cultivo. 

 

 

 

Referências:

Cultivo, produção e mais sobre o girassol. Disponível em: https://www.embrapa.br/girassol

Girassol. Disponível em: https://www.significados.com.br/flor-de-girassol/

Cultivo do girassol. Disponível em: https://minhasplantas.com.br/plantas/girassol/

Benefícios do girassol. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/5531-semente-de-girassol.html

 

 


Por Thaíse Pires
Por Thaíse Pires

11 Mar 21 • 3 min


Qual a tua avaliação deste artigo?

Leia também