X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Fácil Alimentos - Blog Fácil Alimentos - Blog

Matéria

Filtrar
Agronegócios
Economia
Empreendedorismo
Logística
Mercado
Produção
Serviços
Tecnologia

GROSELHA: xarope medicinal!

A frutinha rica em nutrientes usada mais comumente por seus benefícios medicinais.

Publicado em
  • Compartilhe:

Fruto pequeno que vem da groselheira, nativa da Europa, uma planta arbustiva que pode chegar a ter 6 metros de altura. Existem poucos tipos de groselha: a groselha vermelha (Ribes rubrum), a preta (Ribes nigrum), a branca (Ribes rubrum), e a verde (Ribes uva crispa), nas quais uma das poucas diferenças entre elas está somente na cor.

 

O fruto da groselha pode ser utilizado em sucos, tortas, bolos, geleias e doces. Em algumas culturas são feitas conservas e até remédios naturais. Aqui no Brasil ela é mais reconhecida pelo seu valor medicinal como xarope.

 

Benefícios da Groselha: possui muitos nutrientes, ajudando a proteger a visão; na melhora do sistema imunológico; na prevenção de problemas urinários e combate à infecções; como é rica em crômio, ela ajuda a equilibrar o metabolismo dos carboidratos e ajuda a regular a produção de insulina, por isso as frutinhas são recomendadas para quem sofre de diabetes. 

 A groselha preta é considerada a mais benéfica entre os tipos da fruta. Ela é rica em antocianinas que age como anti-inflamatório, o seu efeito no organismo é semelhante ao da aspirina, o chá da groselha preta é utilizado para tratamentos da gota e hidropsia. 

 

Já o xarope deste tipo de groselha é indicado para o tratamento da doença coqueluche e outras doenças infecciosas. Além disso, ela contém o dobro de potássio e possui mais vitamina C, ela é também é vista como a mais saborosa e aromática. Mas cuidado, seu consumo não pode ser exagerado.

 

Cultivo e mercado: Para plantar groselhas, dê preferência a solos secos. Geralmente o plantio é feito nos meses de outono e inverno, quando as plantas adormecem, o amadurecimento das mudas acontece em entre um período de 5 até 7 anos após o plantio. E são colhidas no verão. Uma fertilização rica em potássio poderá trazer bons resultados na produção. Os arbustos necessitam ser podados em períodos regulares como forma de manter a plantação saudável e longe de doenças e pragas.

O Brasil se encontra no quarto lugar do ranking mundial como um dos maiores produtores de groselha no mundo (atingindo aproximadamente 3 milhões de toneladas), a região Sul do país é a mais produtiva.

 

 

Referências:

Tudo sobre a groselha. Disponível em: https://agro20.com.br/groselha/

Cultivo da groselha. Disponível em: https://revistajardins.pt/aprenda-cultivar-propagar-groselha/

 

 


Por Thaíse Pires
Por Thaíse Pires

25 Jun 21 • 4 min


Qual a tua avaliação deste artigo?

Leia também