- Compartilhe:
Famoso pelo refrigerante, o guaranazeiro é encontrado especialmente na região da Amazônia do Brasil e na Venezuela. Seu fruto é pequeno, tem uma casca vermelha, polpa branca e quando amadurece ele perde essa polpa e suas sementes e passa a ter o formato de um olho. Os arbustos do guaraná se adaptam bem em climas quentes e úmidos, com temperatura média de 25ºC. A colheita é feita à mão, retirando cacho por cacho e depois os grãos ainda são fermentados e secos, resultando no grão de guaraná torrado.
Benefícios: O guaraná apresenta uma grande quantidade de cafeína que diminui a fadiga física e mental e ajuda a produzir um raciocínio rápido. Também possui ação tônica cardiovascular, diurética, que auxilia no combate a cólicas e enxaquecas e ajuda a controlar os níveis de colesterol e açúcar no sangue.
Mercado e cultivo: A produção do fruto é muito investida no mercado interno. Ao menos 70% da produção de guaraná são direcionados aos fabricantes de refrigerantes, enquanto o resto é utilizado em outras formas como na forma de xarope, bastão, pó e extrato (na produção de shampoo e creme para pele).
A produtividade média no Brasil é de 298 quilos por hectare. A baixa produtividade se deve ao uso de mudas de clones selecionados, não aperfeiçoamento dos plantio de variedades tradicionais, estágio avançado dos guaranazal, inúmeros casos de pragas e doenças e falta de tratos culturais necessários. O maior produtor comercial da fruta no Brasil é o estado da Bahia, onde o cultivo é de grande importância socioeconômica.
Referências:
Guaraná. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/frutas/guarana.htm
Benefícios do Guaraná. Disponível em: ttps://www.guaranademaues.com.br/pagina/beneficios-do-guarana.html
Mercado e cultivo do Guaraná. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-cultivo-e-o-mercado-do-guarana,969a9e665b182410VgnVCM100000b272010aRCRD

27 Jan 21 • 3 min