X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Fácil Alimentos - Blog Fácil Alimentos - Blog

Matéria

Filtrar
Agronegócios
Economia
Empreendedorismo
Logística
Mercado
Produção
Serviços
Tecnologia

Hibisco: a flor comestível

Planta de crescimento rápido e que produz o ano inteiro

Publicado em
  • Compartilhe:

O Hibisco popularmente conhecido é o Hibiscus sabdariffa, usado no famoso chá de hibisco, empregado em fins alimentícios e terapêuticos, apresenta pétalas de tons vermelhos intensos. Além de elas serem utilizadas na produção de chás e fitoterápicos, por exemplo, seus frutos e caule também podem fazer parte das linhas de produção, tornando a planta um alimento quase todo comestível.

Há outros tipos (ornamentais/decorativos) que não são indicadas para o consumo, já que contém alto nível de toxinas encontradas em sua composição. Elas geralmente são encontradas em jardim e tem coloração amarela, rosa ou roxa.

Além do nome de hibisco, a planta, que é encontrada em regiões tropicais e subtropicais de todo o mundo por se adaptar melhor a lugares mais quentes, também pode ser identificada como: azedinha; cardade (Itália); flor-da-jamaica; gongura (Hindu); groselha; L’oiselle (França); Papoula; Pulicha keerai (Árabe); Roselle (Inglaterra); Vinagreira.

É às vezes usado como condimento para temperar carne vermelha e peixes mas principalmente para colorir e dar sabor a chás e bebidas alcoólicas e não-alcoólicas. Por ter pectina também é usado como molho, conserva e geleias.

No Brasil, suas folhas são usadas no ingrediente do arroz de cuxá, da culinária do Maranhão.

Benefícios: O consumo de Chá de Hibisco pode ajudar a acalmar o sistema nervoso, e pode reduzir a ansiedade e depressão. Fortalece o sistema imunológico contra infecções e inflamações, tendo ação antioxidante, antibactericida e anti-inflamatória.

Os maiores produtores de Hibisco são Sudão e Egito seguidos da Tailândia e China.

No Brasil, apesar de o cultivo não ter um retorno rápido, o mercado vem dando sinais de interesse cada vez maior pelo hibisco. A planta apresenta crescimento muito rápido e pode ser produzida o ano inteiro. 

É recomendado o plantio após as estações frias, variando entre agosto e setembro em clima subtropical e antes de dezembro, em clima tropical.

Em uma pequena propriedade japonesa no interior de São Paulo estima-se 1 tonelada por ano. Já no sul do país foram plantadas 300 pés de hibisco buscando colher 6 mil quilos no ano.

 

Referências:

Hibisco atrai atenção de produtores. Disponível em: https://revistacampoenegocios.com.br/hibisco-atrai-atencao-de-produtores/

Conheça os 13 benefícios do chá de hibisco para saúde. Disponível em: https://cidadeverde.com/noticias/243796/conheca-os-13-beneficios-do-cha-de-hibisco-para-saude

  O que é hibisco? Descubra tudo sobre essa planta colorida. Disponível em: https://content.paodeacucar.com/saudabilidade/o-que-e-hibisco

 


Por Thaíse Pires
Por Thaíse Pires

04 Mar 21 • 4 min


Qual a tua avaliação deste artigo?

Leia também